Caraguatatuba Cidades

Casal de Caraguá retido em Cusco, no Peru, retorna neste sábado ao Brasil

Tamoios News

O casal de Caraguatatuba, Diná Santos e Antônio Serrano, que estavam retidos em Cusco, no Peru,  devido ao coronavírus será repatriado neste sábado(21) pelo governo brasileiro juntamente com outros turistas do país.

Os nomes dos dois estão na lista de turistas brasileiros que serão repatriados hoje, em voo da Latam, que deixará Cusco às 11 horas com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com escala em Lima.

Diná e Serrano estão desde às 6 horas da manhã deste sábado na Plaza de Armas de Cusco,  de onde será gentilmente disponibilizado transporte em veículos do Exército peruano para o aeroporto de Cusco.

Foi recomendado aos brasileiros retidos em Cusco que estivessem distantes da Plaza de Armas, que imprimissem  em uma folha A4 o logotipo da Embaixada do Brasil e a posicionem no para-brisas do veículo que iriam utilizar para chegarem até  à Plaza de Armas, de onde seguiriam até o aeroporto em veículos do exército peruano. O uso do logotipo da embaixada facilitaria a passagem pelos bloqueios feitos pelos exército peruano nas ruas e avenidas de Cusco.

Por volta das 23h30 de ontem, Diná, mais tranquila,  nos enviou uma mensagem: Agradeço imensamente seu empenho e toda equipe do Tamoios News em nós ajudar. As publicações nos meios de comunicação foram  importantíssimas para que conseguíssemos atenção e mobilização do poder público e não tivéssemos de ficar aqui até Deus sabe quando. Muito obrigada e até breve!”.

Quatro turistas de São Sebastião, ainda aguardam o repatriamento pelo governo brasileiro em Arequipa, no Peru. Giobert Mendes Gonçalves Junior, Naiara Tank Pereira, Maria Isabel Tank e Joanna Mota Santos de Oliveira que chegaram ao país no dia 9 estão confinados em um hotel de Arequipa desde domingo, dia 15. Eles estão bem, mas aguardando o repatriamento. Segundo informações, eles teriam que se deslocarem até Lima ou Cusco para serem repatriados.

Drama

O casal de Caraguatatuba, Diná Santos, 59 anos e Antônio Serrano Rodrigues, de 69 anos, chegou ao Peru no dia 13, mas no dia 16, o governo peruano determinou que todos se mantivessem em isolamento domiciliar, permitindo apenas idas ao supermercado e farmácia devido ao coronavírus. Desde então. o casal permanece confinado no hotel em que estão alojado.
Segundo Diná, ontem(sexta-feira) retornaram a maioria dos brasileiros que estava em Lima. “Como estamos em Cusco e o deslocamento interprovincias ainda não foi definido, estamos aguardando”, contou ela, na manhã de sexta-feira(20)
.
“O  voo de Lima para Cusco cá durou 1h15, então creio que o deslocamento de volta deva ser da mesma forma, senão levaríamos muitas horas viajando por terra. E, mesmo para isso, seria preciso autorização especial do governo peruano, pois não se pode sair do hotel, somente se for para comprar comida, remédio, ou ir ao posto médico”, contou.
Segundo Diná, na publicação, no Instagram do ministro do turismo, tinha uma lista com a relação dos brasileiros que se encontram em Cusco e os  nomes dela e de seu marido Antônio estavam lá. “No post, ele diz para aguardarmos que estão tomando as providências para nos repatriar”, informou. 
O consulado brasileiro em Lima havia informado ao casal que até a noite de ontem não havia autorização do governo peruano para deslocamento interprovíncias e que o consulado estaria em busca de uma solução para o caso e pediu que até lá, o casal se mantenha abrigado e em segurança. Por volta das 23h30 de ontem, Diná enviou mensagem para o Tamoios News confirmado que o repatriamento seria realizado na manhã deste sábado(21), em Cusco e não mais em Lima.