Cidades Dengue

Casos de dengue aumentam mais de 350% em Caraguá em comparação com o mesmo período de 2019

Tamoios News

Por Salim Burihan

A dengue continua avançando perigosamente em nossa região. Em Caraguatatuba, o número de casos positivos da doença já é 350% maior que o registrado entre janeiro e março do ano passado.

Em todas a região, já são mais de 250 casos, 136 deles, em Caraguatatuba. São Sebastião tem 49 casos; Ubatuba, 21; e, Ilhabela, 43.

É difícil compreender o que estaria ocorrendo para a progressão dos casos na região. As prefeituras, todas elas, estão fazendo as ações necessárias e prioritárias, para orientar os moradores e eliminar os criadouros.

A população parece estar bem informada dos riscos da dengue, mas será que a maioria dos moradores tem feito o dever de casa? Mantendo limpo calhas, ralos, vasos e o quintal? Será que o mosquito Aedes aegypti está mais resistente aos inseticidas aplicados pelas prefeituras?

A situação mais crítica ocorre em Caraguatatuba. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba foram 1.027 notificações em 2020 com 136 casos positivos da doença. No mesmo período do ano passado(de janeiro a março), foram registrados 31 casos e uma morte na cidade.

Os números preocupam: 31 casos entre janeiro e março de 2019 e 136 casos no mesmo período este ano. Em Caraguatatuba, em 2019, foram mais de 3 mil casos e sete mortes por dengue.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que o aumento do número de casos tem ocorrido em todo o Brasil. Entre os principais motivos está sim a falta de preocupação de todos no combate ao criadouro. Ou seja, é responsabilidade de toda população colaborar com a eliminação de possíveis criadouros dentro de casa e em seu bairro.

Ainda assim, existe um trabalho diário da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias da Saúde e de Serviços Públicos, com Operações Cata-Treco em toda cidade para intensificar esta eliminação e mobilizar a todos no combate ao mosquito.

Agentes do programa Minha Família Sem Dengue percorrem bairros em Caraguá. Foto: PMC

Quanto ao uso de inseticida, este vem sendo distribuído pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo de maneira limitada. Desta forma, neste ano, recebemos apenas 76 litros que já foram utilizados em bloqueios químicos no bairro no Rio do Ouro e passará também pelo bairro da Olaria.

Em relação ao número de casos positivos de 2019, Caraguatatuba registrou 1 caso positivo em janeiro e outros 30 casos em fevereiro, sendo o total de 31 casos nos primeiros 60 dias do ano passado.

Desde o dia 25 de janeiro deste ano, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Programa “Minha Família Sem Dengue”, passa por bairros da cidade com ações Cata-Treco para reforçar as ações de combate à dengue no município.

O próprio prefeito Aguilar Júnior tem se dedicado, pessoalmente, em divulgar a campanha e alertar aos moradores sobre as ações promovidas pela prefeitura em suas participações nas rádios e nas redes sociais.

O programa “Minha Família Sem Dengue” já resultou na visita de cerca de 7.300 imóveis e mais de cinco caminhões com inservíveis (objetos criadouros em potencial) que foram carregados e retiraram cerca de 40 toneladas de resíduos dos bairros trabalhados até o momento.

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que o Programa “Minha Família Sem Dengue” é formado por um esquadrão com cerca de 70 pessoas, que sempre de dois em dois passam pelas casas para orientação sobre a eliminação correta de criadouros dos quintais.

Segundo a prefeitura, em preocupação com o aumento do número de casos positivos, em relação ao mesmo período do ano passado, toda esta força tarefa foi organizada para lembrar a população que a dengue mata. Então, é importante que todos façam a sua parte, vistoriem suas casas e também as casas de vizinhos.

Nas escolas municipais, alunos também recebem instruções sobre o combate ao mosquito. A Prefeitura de Caraguatatuba conta, também, com a colaboração da imprensa na divulgação de suas ações para envolver a todos, adultos, família no combate ao criadouro em nosso município.

A população tem acesso às divulgações do Programa “Minha Família Sem Dengue” por meio do site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba (www.caraguatatuba.sp.gov.br).