causa animal Ilhabela

Que susto! Morador de Ilhabela encontra uma Jaguatirica no quintal de casa

Tamoios News

Uma onça, Jaguatirica, foi encontrada na madrugada desta quarta(05) em um quintal de uma casa no bairro do Green Park, em Ilhabela. A presença do animal, assustou os moradores do local.

Por volta da 1 hora da madrugada, um dos moradores, acionou o Corpo de Bombeiros pedindo ajuda. O Corpo de Bombeiros foi até a casa. O animal foi capturado e liberado no interior do Parque Estadual de Ilhabela.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de São Sebastião e Ilhabela, tenente André Smidi, o animal era adulto, não estava ferido, mas apenas bastante assustado, o que teria dificultado, inclusive, a sua captura pelos bombeiros.

Smidi comentou que não é comum a presença de animais como jaguatiricas em residências do Litoral Norte. Segundo ele, tem sido mais comuns animais silvestres.

Em extinção

A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis.

Como a maioria dos felinos, a jaguatirica é um animal noturno. Ou seja, ela dorme de dia e à noite sai para caçar

É um animal solitário e territorialista. Seu território é marcado por fezes ou urina. Ela possui grande habilidade, inclusive para escalar árvores. Nalguns casos, podemos ver as jaguatiricas nadando para caçar peixes.

Os machos lutam pelas fêmeas, o que pode gerar diversas brigas entre eles. Note que um dos momentos em que são encontradas em pares é durante a época do acasalamento.

A jaguatirica é um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento.

Possuem uma cauda mais curta do que outros felinos, com comprimento aproximado entre 25 a 40 cm. Sendo assim, com a cauda podem medir até 1,40 metros. Em relação à altura, elas possuem cerca de 50 cm.

Geralmente, as jaguatiricas pesam entre 7 e 16 kg. Os machos costumam ser maiores e mais pesados que as fêmeas.

A jaguatirica está na lista dos animais em extinção desde o final da década de 80. Fonte:Toda Matéria

Deixe um Comentário