causa animal Ilhabela

Veja vídeo de uma raia manta de 4,5 metros salva por pescadores no Bonete em Ilhabela

Uma raia manta, adulta, de cerca de 4,5 metros de comprimento, foi salva por pescadores da comunidade do Bonete,em Ilhabela, no último sábado(30). A raia manta( Manta birostris ou Mobula birostris), também, conhecida como “jamanta” é a maior espécie de raia do mundo. Pode alcançar 8 metros de comprimento e pesar até duas toneladas.

A raia estava presa uma rede de pesca e foi solta pelos pescadores por volta das 11h30 da manhã. O peixe não estava ferido. O tamanho do peixe assustou os pescadores e seus familiares.

Até crianças ajudaram no salvamento da raia, que carinhosamente foi apelidada de “Gertrudes”. As imagens foram feitas por Adriano Perna. Uma imagem impressionante!

Registro de uma raia manta no site Mantas do Brasil

Raia Manta

Segundo o site Mantas do Brasil, as  manchas e pintas no ventre de cada indivíduo são únicas, como as impressões digitais em seres humanos, servindo para diferenciá-los.  As manchas e pintas ventrais, apesar de poderem sofrer uma intensificação de coloração ao longo da vida de cada indivíduo, não sofrem alterações ao longo de sua vida, permitindo que sejam catalogados por meio do processo de Foto Identificação, ou seja, permitindo a criação do “RG” de cada animal.

Ostentam coloração sempre negra em seu dorso. A coloração mais comum, também conhecida como “chevron”, é branca no ventre, com as bordas das imensas nadadeiras peitorais cinza. Essas bordas cinzas é que são chamadas de “chevron”, o que deu o apelido à coloração comum. Em seu ventre (entre o último par de fendas branquiais e o início dos órgãos reprodutivos) é que localizamos as manchas e pintas, em tons de cinza até o preto, que nos permitem proceder à identificação de cada animal. Nesta coloração “padrão” para a espécie M. birostris, não observamos animais com nenhuma mancha ou pinta na região da cabeça.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: