causa animal Ubatuba

Vídeo/Fotos: Ultra-som confirma que raia do Aquário de Ubatuba está grávida de quatro filhotes

Tamoios News

Nesta semana, ocorreu um fato muito interessante no Aquário de Ubatuba, as veterinárias Veronica Takatsuka e Juliana Salomon Pires, fizeram exames de ultra-som em uma das raias violas( Zapteryx brevirostris) mantidas no local.

As veterinárias constataram, após o exame, que a raia, conhecida como “Clara”, está “grávida” de quatro filhotes, com previsão para o nascimento no mês de novembro.

O cuidado especial com “Clara” é que ela já engravidou, anteriormente, mas infelizmente, os filhotes não vingaram. O Aquário de Ubatuba tem quatro raias fêmeas e quatro machos. Os filhotes, quando nascerem, ficarão no aquário. “Clara” está no aquário desde 2017.

Confira no vídeo, o exame de ultra-som feito na raia:

 

A raia-viola-de-cara-curta é um peixe cartilaginoso, que pode ser encontrado em todo o litoral brasileiro, que se alimenta de caranguejos, camarões e pequenos peixes. As fêmeas são maiores que os machos, podendo atingir 70 cm de comprimento e até 2 Kg de peso.

 

A raia “Clara” está grávida de quatro filhotes

 

A constatação feita pelas veterinárias do Aquário de Ubatuba é muito legal e de grande importância. A espécie está em extinção, sendo proibida a sua captura em todo o país. Infelizmente, esse tipo de raia, ainda é vítima de pesca predatória e da poluição que atinge nossas praias, afetando principalmente o seu habitat.

 

Veterinárias Veronica Takatsuka e Juliana Salomon Pires fazendo o ultra-som em “Clara”. Fotos e video: Aquário de Ubatuba

 

 

Segundo consta, é a quarta vez que o Aquário de Ubatuba registra a reprodução desta espécie. O diretor do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo, explica que trata-se de reprodução “ ex-situ”, ou seja, fora da natureza.

 

 

Gallo detalha ainda que um dos principais objetivos de toda instituição zoológica séria, entre elas, o Aquário de Ubatuba, é focada na conservação das espécies. “Isso reflete o bom trabalho da equipe técnica em manter a saúde e bem estar dos nossos animais”, afirmou.

Segundo Gallo, um dos principais objetivos de zoológicos e aquários é a reprodução de espécies ameaçadas. “Seguimos nossa filosofia de preservação e conservação das espécies e é muito importante à sustentabilidade do plantel”, destaca Hugo Gallo, diretor do Aquário de Ubatuba.

Gallo informou que a gestação de uma raia dura em torno de 12 meses e normalmente nascem seis filhotes.

 

Aquário de Ubatuba

 

Hugo Gallo, diretor do aquário: o Aquário de Ubatuba, é focado na conservação das espécies.

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 23 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil.

A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Realiza um grande trabalho de educação ambiental, de pesquisa e conservação das espécies e, por isso, foi reconhecida pela Wild Welfare Worldwide (uma das mais respeitadas instituições que visam o bem-estar animal no mundo), recebendo o certificado de Bem-Estar animal emitido pela instituição.

Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores. O Aquário de Ubatuba funciona de domingo à quinta-feira das 10h às 20h e sexta, sábado, feriados e em temporada das 10h às 22h. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP. O telefone para contato é (12) 3834-1382.