Caraguá quer serviços de drenagem; Ubatuba busca solucionar problemas em rios e Ilhabela pretende investir R$ 27 milhões em saneamento
Por Raell Nunes, de Ubatuba
Em reunião nesta sexta-feira (24) em Ubatuba, o CBH (Comitê de Bacias Hidrográficas) do Litoral Norte reuniu prefeitos da região, personalidades políticas e representantes da sociedade civil para as eleições do biênio 2017/2019.
Além disso, o encontro serviu para projetar ideias, como a solução dos problemas causados pelas chuvas intensas no Litoral Norte, discutir a questão da educação ambiental e também buscar a solução de algumas adversidades que envolvem a poluição em rios da região.
No que diz respeito à Caraguatatuba, o município busca recursos para desenvolver um projeto de drenagem, já que a cidade tem diversos pontos negativos – abaixo do nível do mar. O prefeito Aguilar Junior (PMDB) disse que os recursos estaduais são muito importantes para tais feitos.
“Quando a gente se reúne enquanto Litoral Norte nos fortalecemos. É um momento para trocarmos ideias. Caraguatatuba tem um projeto de drenagem. Agora vamos pleitear a execução deste projeto. Temos diversos pontos na cidade que são abaixo do nível do mar. É importante termos recursos para os trabalhos de macro e microdrenagem”, afirmou.
O prefeito de Ubatuba e anfitrião do evento, Délcio Sato (PSD), disse que, no que é relativo ao Litoral, há problemas com as fortes chuvas e esse fator é muito relativo ao Comitê de Bacias Hidrográficas. Ele comentou sobre os problemas em rios.
“Trata-se dos problemas de evasão dos nossos rios a sujeira que se encontra nos locais. Com mais de 80% de preservação de Mata Atlântica, é inadmissível rios poluídos. Precisamos tomar medidas emergentes. É necessária a parceria entre as cidades, mas a comunidade pode participar conosco”, acrescentou.
O chefe do Executivo de Ilhabela, Márcio Tenório (PMDB), declarou que há um grande desafio pela frente que envolve os recursos hídricos. Ele falou que, mesmo com a crise no país, o arquipélago terá investimentos no saneamento básico.
“Temos os desafios: regularização fundiária, crescimento desordenado, trabalhos ambientais junto às comunidades. Teremos um auxílio e Ilhabela investirá mais de R$ 27 milhões no saneamento básico e nas questões hídricas”, finalizou.
Representando São Sebastião, o vice-prefeito, Amilton Pacheco (PSB), disse que o atual prefeito, Felipe Augusto (PSDB), não compareceu devido a um compromisso em Brasília.
You lost me, friend. I mean, I imagine I get what youre indicating. I understand what you’re saying, but you just seem to have ignored that there are some other people in the world who look at this issue for what it really is and may perhaps not agree with you. You may possibly be turning away many of people who may have been followers of your website.