Centenas de peixes encontrados mortos na praia do Indaia são resultado da pesca de camarões ou outras espécies. Durante essa atividade, os peixes podem ficar presos nas redes, e ao puxá-las, muitos morrem e são devolvidos ao mar. Com o movimento das marés, esses peixes acabam sendo levados para a areia da praia.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia. Desde segunda-feira, a Sesep já retirou do local mais de 150 kg de peixes mortos, que estão sendo levados ao transbordo e em seguida, ao aterro sanitário de Jambeiro, onde o material recebe tratamento antes de ser aterrado.
A Prefeitura de Caraguatatuba vem orientando pescadores a praticar uma pesca com menor impacto, justamente para proteger os ecossistemas aquáticos e reduzir a mortalidade dos peixes.
O fenômeno ocorrido não é característico de Caraguatatuba, mas de todo o Litoral Norte, onde há atividade pesqueira. Logo que foi detectado, a Prefeitura informou a Polícia Ambiental sobre o fato.
Para a limpeza, a Sesep utiliza um rastelo mecânico, que vem sendo utilizado também para retirada de resíduos orgânicos como folhagens, entre outros.
A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de pessoas que deverão visitar as praias do município neste feriado do dia 15 de novembro.