Ubatuba

Centro de assistência social especializado é inaugurado em Ubatuba

Tamoios News
Raell Nunes
Raell Nunes

Sede do CREAS em Ubatuba

CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) promete uma assistência social como garantia de diretos

Por Raell Nunes, de Ubatuba

O CREAS presta um serviço de proteção social, disponibilizando auxílio às famílias e pessoas em situação de risco, ou seja, quando se obstruem os direitos. Também faz parte do projeto acolher os necessitados e orientá-los no caso de rompimento de vínculos familiares e comunitários.

A sede de Ubatuba foi inaugurada sexta-feira (3) e contou com a presença de dezenas de munícipes e personalidades da cidade.

De acordo com o coordenador da unidade pública, Marcio Cândido, essa iniciativa é uma garantia de direitos. Para ele, é um trabalho tenso e uma rotina diária de bastante enfrentamento. Cândido comentou que encara essa situação como um grande desafio.

“Existem problemas que realmente não podemos resolver, mas podemos conviver com eles para diminuir os seus impactos. Há casos que são crônicos, apesar disso não desistimos deles”, concluiu o coordenador. 

Conforme a Assessoria de Comunicação, o CREAS tem o objetivo de contribuir para fortalecer os valores familiares, ajudar na restauração e preservação da integridade e autonomia das pessoas. O rompimento do ciclo de violência e a prevenção de situações de violação de direitos também fazem parte do conjunto de ideias.

O projeto dá prioridade no atendimento às crianças e adolescentes em circunstâncias de abuso sexual. Só em caso de agressão física ou psicológica, há orientações para que o Conselho Tutelar tome posição no caso. Também são beneficiados, idosos ou pessoas com algum tipo de deficiência, mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de rua.

A secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, Mari Ângela Bezerra, disse que esse projeto foi uma construção em várias mãos. Segundo ela, esse dia é um marco na efetivação de um projeto que contribuirá muito à sociedade ubatubense.

O prefeito de Ubatuba, Mauricio Moromizato (PT), afirmou que o espaço faz parte de uma política de Estado, não só do Governo dele.

“Priorizar o ser humano dá um trabalho enorme. Para defender os ganhos sociais e não para aqueles que têm mais, a gente precisa ter coragem”, disse o prefeito.

A sede do CREAS fica localizada no Centro de Ubatuba, rua Maranhão, n° 279 (antiga Clínica Imagem). 

Deixe um Comentário