Cerimônia contou com autoridades da Marinha do Brasil e representantes do poder público
Por Marcello Veríssimo
Em noite enluarada, foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (3), por volta das 20h, a 42ª edição da Semana Internacional de Vela – a Ilhabela Sailling Week -, na Praça das Bandeiras, na Vila, região conhecida como o Centro da Ilha.
A estrutura montada para a cerimônia recebeu centenas de pessoas que, depois da solenidade, aproveitaram o show da banda Tom Cats, que colocou o público para dançar com sucessos do rock nacional e internacional. De Nirvana a Mamonas Assassinas, o vocalista empolgou a plateia com as músicas e sua presença de palco. Além da banda de rock, que é da própria ilha, a banda de fuzileiros navais também interpretou os hinos do Brasil e do município junto com a orquestra popular do arquipélago.
A cerimônia recebeu convidados do alto escalão da Marinha do Brasil, do secretário de Turismo Harry Finger, dos secretários de cultura Nuno Gallo, meio ambiente, Andre Miragaia, e de administração, Luis Carlos Biondi, do vice-comodoro do Yacht Clube, Sergio Conastreli, além de Marcelo Jorge, representante do Ministro dos Esportes, e do prefeito Toninho Colucci, entre outras autoridades políticas e integrantes do staff municipal envolvido na organização da competição, considerada a mais importante das Américas, mas que hoje também conta com a participação de atletas de países da Europa. “Parabéns à banda pela apresentação tão bonita. (Quero) Agradecer a todas as secretarias envolvidas, a parceria com o Yacht Clube nessa mágica 42ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, por restabelecer essa união. Aos velejadores, bons ventos”, disse o secretário Harry.
O comodoro do Yacht Clube de Ilhabela, José Yunes, agradeceu a presença de todos e disse que considerou “a noite histórica”. “Depois de 10 anos dessa distância entre a prefeitura de Ilhabela, a cidade de Ilhabela e o Yacht Clube, nós nos unimos novamente. É inadmissível que uma competição dessa grandiosidade, continental, ficarmos afastados dela. Graças à sensibilidade política do prefeito Toninho Colucci e a nossa vontade prevelaceu. Parabéns a todos que contribuíram para fazer essa festa extraordinária”.
De fato, uma “festa extraordinária” tanto para os velejadores como para o público, que poderá aproveitar uma dezena de eventos culturais paralelamente à SVI. No próprio espaço na Vila, um dos stands mais bacanas é o do Projeto Tamar, que montou uma exposição reunindo as cinco principais espécies de tartarugas comuns na costa brasileira. Há informações sobre as principais ameaças às tartarugas marinhas hoje em dia, entre outras curiosidades.
Satisfeito em ver “a casa cheia”, o prefeito Toninho Colucci disse que o prestígio da SVI “só faz com que Ilhabela fique cada vez mais conhecida mundo a fora”. O prefeito saudou a todos os representantes da Marinha, do Yatch Clube e convidados. “Nossa orquestra que fez o hino de Ilhabela ficar ainda mais bonita. Todos que elevam o nome da nossa cidade que não mediu esforços para realizar o maior evento de Vela da América do Sul”, afirmou o prefeito, que destacou a importância de consolidar o calendário de eventos do arquipélago “para manter a cidade sempre cheia”. “Quem não é visto, não é lembrado”, completou Colucci.
Alta Rotação – Antes de continuar a competição, após a abertura oficial, o burburinho noturno da balada ecoava por todos os cantos da conhecida Rua do Meio até o bar Creoula, que reuniu muitos velejadores e gente bonita ao som de muito house e outras vertentes da música eletrônica. Neste sábado (4) foi dada a largada para a regata Alcatrazes por Boreste, uma das mais tradicionais da SVI.
Além dessa regata, que por causa do mau tempo não deve terminar tão cedo, o público de Ilhabela também terá a oportunidade de ver, apreciar e quem sabe até comprar diferentes tipos de embarcações, no 1° Ilhabela Boat Week, realizado no Espaço Fazenda Engenho D’Água, aberto oficialmente na tarde deste sábado (4).