O uso de cerol em linhas de pipa voltou a ser destaque nos noticiários após casos graves registrados no início de agosto. Uma bióloga perdeu a vida no interior do Acre e um motociclista foi degolado por uma linha com cerol no Rio de Janeiro. Apesar de ser uma brincadeira tradicional nos meses das férias escolares, soltar pipas pode representar riscos sérios à população e à infraestrutura elétrica.
O risco aumenta com o uso de materiais nas pipas como papel laminado, fios metálicos e cerol, que são condutores de eletricidade e potencializam os danos. Além de ser proibido em diversas cidades, o cerol transforma a linha da pipa em um fio cortante, capaz de causar ferimentos graves e comprometer a rede elétrica. Mesmo sem danos aparentes, o contato com cabos pode fragilizá-los e gerar falhas futuras, como curtos-circuitos, choques e interrupções de energia.
Interrupções por pipas
O contato das pipas com os cabos de energia pode causar curtos-circuitos, danificar transformadores, romper a fiação e interromper o fornecimento de energia. A principal orientação é soltar pipas longe da rede elétrica, em locais abertos como praias, campos e parques. Isso evita situações perigosas e garante a segurança da população e a continuidade do fornecimento de energia.
Dicas para soltar pipas com segurança
A Neoenergia Elektro reforça orientações para garantir uma brincadeira segura:
- Solte pipas longe da rede elétrica e evite ruas e avenidas;
- Prefira locais abertos como praias, parques e campos;
- Não use fios metálicos nem papel laminado, pois conduzem eletricidade;
- Evite o cerol, que pode causar cortes e danificar os cabos;
- Se a pipa ficar presa nos fios, não tente retirá-la. Acione a Neoenergia Elektro pelos canais de atendimento : 0800 701 01 02 ou WhatsApp (19) 2122 1696;
- Evite soltar pipas em dias de chuva ou com ventos muito fortes.
Fonte: Neoenergia Elektro