Por Aline Abad
Já ouviu falar sobre TEXT NECK? Termo em evidência para designar as dores na região cervical ligadas às tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular.
A dor cervical causada pelo uso dos smartphones vem aumentando principalmente nos jovens que passam horas mandando mensagens em seus celulares, com a projeção da cabeça para frente, ombros enrolados e curvados com a coluna dorsal.
Como nossos celulares estão cada vez mais se tornando parte do nosso corpo, é fato que a musculatura do pescoço nem sempre está preparada para tal.
A cabeça pesa em torno de 5 a 6 kg e quando prejetada para frente sobrecarrega as articulações da região cervical, podendo causar desgastes e achatamento das vértebras além de inflamação dos nervos. Dores de cabeça, na nuca e até nos olhos tem sido reclamação constante nos consultórios de fisioterapia.
Como forma de tratamento orientamos a fim de que o paciente adquira uma nova postura colocando seu celular na altura dos olhos e mantenha a cabeça na posição mais reta possível e nunca projetada para frente. O alongamento de toda a musculatura do pescoço e braços também ajuda na prevenção de dores.
Caso a queixa do paciente for dor irradiada para os braços, antebraços e punhos já é um sinal de alerta podendo ser um sinal de compressão dos nervos cervicais. Um exame mais detalhado da cervical como uma ressonância magnética pode ajudar no diagnóstico.
A Reeducação Postural Global (RPG) também contribui de forma gradativa no posicionamento correto e harmônico da cabeça com o restante da coluna. Associada à tração cervical e a liberação da musculatura contribui para a diminuição significativa da dor.
Sempre consulte um fisioterapeuta especializado em coluna que faça uma boa avaliação postural.
ALINE ABAD é fisioterapeuta, especialista em método Pilates e R.P.G.