A Cetesb(Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo) informou que a poluição registrada no Córrego do Piranga, em Maresias, na última quarta(30), tratava-se de esgoto lançado por residências. Veja o vídeo feito pelos moradores da poluição no córrego:
Segundo informou a Cetesb, na localidade mencionada não existe atividade industrial licenciada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
O órgão informou ainda, que na praia de Maresias não existe sistema de esgotamento sanitário. As residências possuem fossas sépticas.
Segundo a Cetesb, com o aumento da população, no período de férias, e com as chuvas torrenciais dos últimos dias, as fossas extravasaram, fato que causou o fenômeno mencionado.
Os moradores encaminharam na quarta(30) ao Tamoios News um vídeo mostrando poluição no Córrego do Piranga, também conhecido como “Córrego do Sirena”. Nas imagens, podia se ver uma espécie de espuma, mas não se sabia a sua origem e nem o risco que podia oferecer ao meio ambiente. O córrego deságua no Rio Maresias e chega até a praia. As imagens foram encaminhadas para análise da Cetesb.
Maresias têm vários córregos, formados pelas águas de várias cachoeiras, entre elas, o do Sobaia, que passa pelo bairro do mesmo nome e deságua no Rio Maresias. Outra cachoeira, a do Sertão de Maresias, também corta todo o bairro e deságua no rio, que desemboca na Barra de Maresias, na praia.
Os moradores alegam que os córregos sofrem constante poluição. O bairro de Maresias não conta com sistema de coleta e tratamento de esgoto. A prefeitura de São Sebastião deve assinar a renovação do contrato com a Sabesp no dia 16 de março e priorizou obras de saneamento em Maresias.