Segundo Defesa Civil, foram mais de 120 mm de precipitação em Maresias e Boiçucanga
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
Uma frente fria que conseguiu avançar pelo Litoral Norte trouxe chuvas intensas para a região até a madrugada desta segunda-feira (6). No entanto, a região mais afetada foi novamente a Costa Sul de São Sebastião, que registrou queda de duas pontes em Boiçucanga, além de pontos de alagamentos em diversas localidades.
A precipitação teve início por volta das 18h30 de domingo. Segundo a Defesa Civil, o município entrou em estado de alerta. Somente em Maresias, o índice pluviométrico acumulado foi de 128,11 mm, enquanto que em Boiçucanga houve registro de 133,93 mm.
Em nota, a Prefeitura de São Sebastião informou durante a madrugada que a Ponte do Chicão foi completamente destruída pela força da correnteza. Já a Ponte do Tião Vaca está isolada, com o lado direito totalmente adernado.
De acordo com os institutos de tempo e clima, nesta segunda-feira a frente fria continuará no litoral de São Paulo, reforçando as instabilidades sobre o Estado e também em parte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Já o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) emitiu uma previsão de risco geo-hidrológico para a região Sudeste. Segundo informou, haverá de pancadas de chuva, com intensidade de moderada a forte, no sul de Minas Gerais, centro-leste do estado paulista (incluindo o Vale do Paraíba).
“Esta condição meteorológica favorece a ocorrência de enxurradas e, se os acumulados atingirem limiares críticos, movimentos de massa nas regiões em destaque. Devido à chuva ocorrida nos últimos dias, principalmente no estado de São Paulo, é alto o acumulado pluviométrico em algumas localidades. Portanto, é MÉDIA a possibilidade de abertura/atualização de alertas de riscos geo-hidrológicos para as regiões supracitadas”, destacou o Cemaden.