O período de 1º de dezembro a 31 de março é considerado pela Defesa Civil como o mais chuvoso e, por isso, as atenções são aumentadas
Por Ivânio de Abreu
Em São Sebastião, assim como Caraguatatuba, está em estado de alerta devido as constantes chuvas que atingem a região. De acordo com as equipes da Defesa Civil no acumulado das últimas 72 horas a cidade registrou 130 milímetros de chuva (73mm há mais que a vizinha Caraguá, com 57 mm) e, a falta de registros de ocorrências como deslizamentos ou pessoas desabrigadas mantém o município em estado de atenção.
Foram registrados pontos de alagamentos em bairros como Canto do Mar, Jaraguá, Enseada, na Costa Norte e em Maresias e Boracéia, na Costa Sul da cidade. No entanto, nestes pontos e, após a chuva, a situação ficou normalizada em razão à drenagem das galerias, córregos e rios que desde o final do ano passado foram limpos.
Para Carolina Guimarães França, 32 anos, viver em um local de risco é complicado “principalmente quando chove”. Carolina mora há dois anos na Travessa Laudila Gomes dos Santos, no bairro de Maresias, Costa Sul de São Sebastião. O local fica próximo ao rio e quando chove a preocupação aumenta. “Teve uma chuva que deu a 20 dias atrás que realmente eu fiquei com medo. Faltou pouco para entrar água na minha casa”, relata.
A moradora ressalta que o problema tende a piorar devido aos caminhões que passam pelo rio. “Passam caminhões pelo rio e eles não se preocupam, so vão alargando. Nunca chegou a encher a minha casa, mas eu tenho um filho pequeno e me preocupo com a situação”.
Os moradores de Ubatuba também tendem a ter prejuízos devido as chuvas como é o caso de Aldo de Oliveira, 33 anos, que ficou preocupado com o alto nível de água do Rio Grande, na Ressaca. “O rio está alto e subindo. Corre o risco de transbordar e ir mais aos bairros e casas”, afirma.
Na Estufa 2 a preocupação é com a chuva que está arrastando o lixo pelas vias do bairro. “O negócio está feio, é uma mistura com esgoto aberto, chuva e lixo. Pode causar doenças e as crianças brincam na rua. Lamentável”, conta.
Prefeitura – A Prefeitura de São Sebastião esclarece que, de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, até a manhã desta terça-feira (30), a cidade permanece em estado de “Atenção” seguindo a normatização do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). Ainda de acordo com as informações o monitoramento feito pelos profissionais da Defesa Civil conta com o apoio dos 37 agentes voluntários que atuam de Costa Norte a Costa Sul, nos chamados Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Estes núcleos foram novamente implantados pela atual gestão, após 20 anos, quando houve o último registro pelos moradores e funcionam com um elo constante entre as comunidades e a Defesa Civil.
Além disso, a Defesa Civil estadual também implantou um programa que envia recados de alerta para quem vive próximo a áreas de risco, de enchentes e deslizamentos. O aviso é feito por SMS, no celular. Quem tiver interesse em ser notificado, precisa enviar o CEP para o número 40199 e receber a confirmação. O CEP enviado pode ser da residência, trabalho ou de um trajeto que pode ser atingido por algum tipo de ocorrência. O período de 1º de dezembro a 31 de março é considerado pela Defesa Civil como o mais chuvoso e, por isso, as atenções são aumentadas.
A reportagem procurou as assessorias de Ilhabela e Ubatuba para esclarecer sobre a situação nas respectivas cidades, mas até o fechamento da matéria não houve retorno.