Contemplada pelo edital n.5/2020 da Lei Aldir Blanc em Ubatuba, a Cia Mangará realizou vídeos de teatro de sombras com histórias de autores indígenas brasileiros. “Teatro, literatura e acessibilidade”, é o nome da roda de conversa que será realizada no próximo dia 29 de março, às 19h, com transmissão ao vivo pelo facebook da Cia Mangará. Durante o encontro do dia 29, os vídeos inéditos serão transmitidos e depois estarão disponíveis nas redes sociais.
A roda contará com a participação de Camila Marujo, Eni Kindermann e Marisa Pretti do projeto As meninas dos Olhos, Flávia Marques do Instituto Handy Libras e Vanessa Cancian e Venício Toledo do Projeto Livro a Janela da Alma. O encontro será aberto para todos que estiverem interessados possam participar e interagir com perguntas e comentários. Coloque na agenda esse encontro que faz parte da finalização do projeto “Literatura e Acessibilidade, conexão entre formas e linguagens”, realizado por meio do edital n. 5/2020 da lei Aldir Blanc de Ubatuba.
Os vídeos são compostos por narrativas de alguns contos indígenas (saiba mais abaixo), recriadas por meio do teatro de sombras e todos possuem audiodescrição e tradução em libras. O teatro de sombras se utiliza de materiais simples e de recursos de iluminação para criar paisagens e personagens muito ricos ludicamente que se comunicam com crianças e adultos de qualquer idade. Na criação do vídeo de teatro que sombras a cia pretende investigar como se contar uma história a partir das imagens e sonoridades
Sobre as histórias
Os livros escolhidos abordam temas pertinentes ao momento que estamos vivendo enquanto sociedade, o cuidado e as formas de ver e habitar a natureza para a criação de um mundo mais harmônico. São eles: A pescaria do curumim de Tiago Hakiy, Txopai e Itohã de Kanátyo Pataxó e O sopro da vida de Kamuu Dan Wapichana.
Ficha técnica
Sombrista, produtora e narradora: Bruna Amado
Trilha sonora e sombrista: Marilua Azevedo
Filmagem e edição: Thai
Áudio descrição: As Meninas dos Olhos
Consultora: Eni Kindermann
Intérprete de Libras: Flávia Marques
Realização e adaptação dos textos: Cia Mangará
Comunicação: Vanessa Cancian Silva
Serviço
Roda de conversa e lançamento das histórias
Data: 29 de março de 2021
Horário: 19h
local: página de Facebook da Cia Mangará: https://www.facebook.com/Ciamangara