Caraguatatuba Cidades

Cia Razões Inversas chega à Caraguá com Enoch Arden

Tamoios News

A história de um homem que abre mão da própria felicidade em favor de sua esposa e filhos é contada em Enoch Arden, que a Companhia Razões Inversas estreou em 2021, ainda durante a pandemia, em comemoração a seus 30 anos de trajetória faz sua apresentação no dia 24 de outubro, às 19h30, no Teatro Mario Covas, com entrada gratuita.

O espetáculo circula pelo interior e litoral de São Paulo, Cubatão no dia 19 de outubro e Caraguá dia 24, passando por Botucatu, São José dos Campos, Jundiaí, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Ourinhos, Santo André e Bragança Paulista. A temporada de circulação é possível graças ao edital ProAc Nº 02/2023.

 Com direção de Marcio Aurelio, texto de Alfred Tennyson e música de Richard Strauss, Enoch Arden (Op, 38, TrV. 181, de Richard Strauss) é um melodrama para narrador e piano escrito em 1897 para o poema narrativo do famoso poeta inglês, Sir Alfred Tennyson. A montagem da Cia Razões Inversas é interpretada pelo ator Paulo Marcello e pelo pianista Fernando Esteves

Para esta encenação foi realizada uma nova tradução da obra, mantendo o texto integral, uma vez que todas as traduções e apresentações anteriores feitas no Brasil foram feitas a partir de uma versão bastante reduzida da obra.

Pode-se considerar a figura de Enoch Arden como um anti-Ulisses.

O herói do poema, o pescador que virou marinheiro mercante Enoch Arden, deixa sua esposa Annie e três filhos para ir ao mar com seu antigo capitão, que lhe oferece trabalho depois que ele perdeu o emprego devido a um acidente; refletindo a visão masculina do herói sobre o trabalho e as dificuldades pessoais para sustentar sua família, Enoch Arden deixa sua família acreditando assim servi-los melhor como marido e pai.

 No entanto, durante sua viagem, Enoch Arden naufraga em uma ilha deserta com dois companheiros; ambos eventualmente morrem, deixando Arden sozinho lá. Esta parte da história é uma reminiscência de Robinson Crusoé. Enoch Arden permanece perdido e desaparecido por mais de dez anos.

Ao retornar para sua casa após dez anos desaparecido, Enoch encontra sua mulher num novo casamento, com seus filhos sob os cuidados de seu antigo amigo e rival amoroso da juventude. Ao contrário de Ulisses, que aniquila os pretendentes de sua esposa, Enoch esconde sua identidade e decide jamais revelá-la enquanto estiver vivo para não comprometer a felicidade dos filhos e de sua, agora, ex-mulher.

Trata-se assim de uma história de amor incondicional, na qual o homem abre mão de sua própria felicidade em favor da felicidade de sua esposa e de seus filhos, um comportamento contrário ao que se pode observar da maioria dos homens e infelizmente raro na atualidade, em especial na triste realidade que nosso país enfrenta em relação à violência de gênero.

Sobre a Cia. Razões Inversas

A Cia. Razões Inversas foi criada em 1990 pelo diretor Marcio Aurelio e a primeira turma de formandos do curso de Artes Cênicas da Unicamp. Nestes mais de 30 anos, construiu uma trajetória voltada para o constante processo de pesquisa, para a formação de seus intérpretes, artistas criadores, na busca do diálogo com o público contemporâneo e da excelência do fazer teatral.

A companhia criou 24 espetáculos partindo de textos consagrados da dramaturgia internacional, textos inéditos de autores nacionais e criações coletivas a partir de longos processos de pesquisa e criação.

desde a infância, daí a rivalidade), e tem um filho com ele. A vida de Enoch permanece vazia, com um de seus filhos agora morto, e sua esposa e os filhos restantes sendo cuidados por seu antigo rival. 

Fonte: Fundacc