Cidades Coronavírus

Aumenta para cinco o número de casos suspeitos de coronavírus em Caraguatatuba

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, informa que atualmente existem cinco casos em investigação na cidade para o novo coronavírus, (sexta-feira 13), conforme consta no “Boletim Saúde” criado pela prefeitura para divulgar diariamente casos de coronavírus, dengue, zika, chikungunya, Influenza e sarampo.

Não foi informado detalhes do novo caso suspeito de coronavírus na cidade. O boletim informa apenas que passou de quatro para cinco os casos suspeitos no município. Segundo a prefeitura, estão sendo investigados, também, casos suspeitos de zika(1), influenza(1) e chikungunya(2). Na região estão em investigação oito casos suspeitos de coronavírus: cinco em Caraguá; dois em São Sebastião; e, um em Ilhabela.

Casos

Entre os casos suspeitos que estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde estão: um rapaz de 47 anos deu entrada no hospital particular Santos Dumont (Unimed) com sintomas da doença, depois de uma viagem de cruzeiro que passou pela Argentina; uma mulher de 29 anos que veio de Amsterdã, na Holanda, para visitar familiares e deu entrada na UPA Central; e, um casal (ela de 47 anos e ele de 46 anos) passou também pelo hospital da Unimed após visita e contato com parentes japoneses. Os quatro pacientes estão em quarentena, passam bem e aguardam o resultado.

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que todos os profissionais de saúde da cidade estão passando por treinamentos, assim como os educadores. Todos os procedimentos e fluxos de atendimento seguem as orientações repassadas pelo Governo Federal.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba destaca ainda que os pacientes que se encaixam no perfil de suspeito estabelecido pelo Ministério da Saúde devem procurar uma das Unidades Básicas Saúde (UBS’s) da cidade mais próxima de sua residência. Nestes locais, o paciente recebe o atendimento correto e, se necessário, já coleta os exames e é isolado.

A administração ressalta que não há motivos para pânico e indica seguir as recomendações básicas de higiene, como usar e descartar produtos, higienizar ambientes de trabalho, lavar bem as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz ao tossir/espirrar, entre outras recomendações.

Segundo o Ministério da Saúde, são considerados casos suspeitos os pacientes que tenham viajado para uma das regiões endêmicas nos últimos 14 dias e apresentando sintomas como febre, coriza, tosse, dor de garganta. E ainda as pessoas que tenham tido contato com outros pacientes suspeitos da doença ou já diagnosticadas com o coronavírus.

Caraguá criou um boletim diário para divulgar os casos de coronavírus, dengue, sarampo, Chikungunya e Zica no município. Sobre o coronavírus a situação é a seguinte:

Boletim Saúde – Atualização diária às 14h
DoençasNotificadosPositivosNegativosEm Investigação
Covid-19¹06000105
Dengue²1.4672591.20800
Zika01000001
Chikungunya04000202
Sarampo01010000
Influenza01000001

Fonte: Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba
Atualizado em 13/03/2020 às 14h20