Cidades Dia da Mulher

Confira a programação do Dia da Mulher na região

Tamoios News

Exposições, evento esportivo e shows homenageiam o Dia da Mulher, comemorado neste domingo, dia 8,  no Litoral Norte. Confira a programação oferecida pelas prefeituras de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela.

São Sebastião

A Casa da Cultura de São Sebastião, no Centro Histórico, receberá a exposição ‘Feminino’, criada por um grupo de 11 artistas da região, nesta sexta-feira (6), às 19h.

Com curadoria de Isabel Galvanese (artista plástica), Daniela Carvalho Outi (jornalista) e Paulo Alberton (cineasta), a mostra é dividida em três segmentos: Artes Plásticas, Arte Coletiva e Áudio Visual.

O projeto conta com 22 obras inéditas, criadas a partir de um desenho feito pela artista plástica, Isabel Galvanese, que serviu como base para que cada artista convidado interferisse livremente.

Os artistas convidados são Bernadete Silva, Bia Porto, Brenalta, Edson Macedo, Juci Guedes, Leila e Carmem Prado (Papel do Quintal), Paulo Otero, Sdondi, Tatiana Sobral, Thiago Campos e Léo Parisi, Yara Amaral. Todos utilizaram as técnicas que costumam trabalhar em seus ateliês, que vão do bordado à poesia e do grafite à aquarela, mostrando diferentes visões sobre o tema.

Haverá também apresentação do documentário “Feminino”, gravado em São Sebastião, com pessoas escolhidas de forma aleatória, de diferentes classes sociais, raças e gêneros. O documentário foi dirigido e montado pelo cineasta Paulo Alberton, com a colaboração de Stella Bolina, como assistente de fotografia, e as entrevistas foram feitas pela jornalista Daniela Outi.

Após visitar a exposição, o visitante poderá contribuir para a criação de uma nova obra de arte, que será uma representação da “Biologia do Feminino”.

A exposição ‘Feminino’ conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), e tem entrada gratuita, podendo ser visitada até o dia 21 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e também aos sábados e domingos, das 14h às 20h.

Serviço:

Exposição “Feminino”
Abertura:
 06 de março – às 19h
Horário de visitação: segunda a sexta-feira – 9h às 18h | sábado e domingo – 14h às 20h. Até o dia 21 de abril.
Local: Casa da Cultura – Av. Dr. Altino Arantes, 174, Centro Histórico
Entrada Gratuita

Prefeitura de São Sebastião preparou uma programação especial em comemoração ao dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo, 8 de março.

Abrindo a programação, nesta sexta-feira (6), os atores Eduardo Martini e Raphael Gama apresentam a comédia “Uma Lágrima Para Alfredo”, no Teatro Municipal, às 20h.

No sábado (7), será a vez dos músicos sebastianenses Sônia Lopes, Gustavo Rocha, Laura Azevedo e convidados apresentarem o espetáculo musical Sarau Azul, às 20h. A casa de espetáculos ainda recebe, no domingo (8), a comediante Mhel Marrer, que sobe ao palco para apresentar o stand up “Meus homens”, também às 20h.

As comemorações de domingo no município, iniciarão bem cedo com a ‘Corrida da Mulher 2020’.  Com 800 inscritos, o evento arrecadou 800 pacotes de fraldas infantis, doados pelos participantes mediante inscrição solidária. A concentração para a corrida será às 7h, em frente à Casa PodeRosa, na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 868, na Vila Amélia, e a largada às 9h. A prova terá a duração de 1 hora e 30 minutos.

Dentro da programação especial, a Prefeitura de São Sebastião vai inaugurar a Casa PodeRosa, neste domingo, às 9h. O espaço é dedicado a oferecer serviços especializados de atendimento a mulheres em situação de violência doméstica ou outra vulnerabilidade social.

O prédio localizado na Vila Amélia, na região central do município, será destinado ao acolhimento, fortalecimento e resgate da cidadania, além de serviços da  Coordenadoria da Mulher, Fundo Social, Secretaria de Desenvolvimento Social, Segurança e Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS).

Homenageando todas as mulheres do município, a Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos, apresentará diversas músicas românticas, em frente à Casa de Música, na Rua da Praia, Centro Histórico, a partir das 17h.

 Caraguatatuba

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) traz, a partir deste sábado (7), às 17h, a exposição ‘Magia e Sedução’, da artista plástica Edna Lins.

Esta é a primeira mostra individual apresentada pela artista e traz criações inéditas, engajadas com processos criativos, resultante de pesquisas e em conexão com temáticas que dialogam com a sociedade.

‘Magia e Sedução’ é composta por 35 telas que expressam a conexão com o impacto das situações humanitárias, utilizando de técnica de geometria cubista, representando as partes de um objeto no mesmo plano, com influências abstratas, contemporâneas e visceralmente conceituais.

A mostra pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h, até dia 11 de abril.

Sobre a artista

Edna Lins é nascida em Correntes, no Estado de Pernambuco, e desde cedo apresentou aptidão para o desenho e a composição. Ela trabalhou como designer nas antigas estamparias de São Paulo, onde pegou gosto pelo desenho têxtil e pela pintura. Estilista na Core e free lancer na Rhodia e na De Millus, em São Paulo, desenvolveu o trabalho como designer de criações.

Participou de exposições na América Latina, em 2015, coletivas e individuais e produziu, em 2016, um mural intitulado “O Caiçara”, na Biblioteca Municipal de Caraguatatuba.

A artista também ministrou o curso História da Arte no Centro Universitário Módulo e, atualmente, residente de Caraguatatuba, tem uma produção ativa de pintura a óleo em tela e atua como artista orientadora nas Oficinas Culturais da Fundacc.

 

Serviço

Exposição ‘Magia e Sedução’ – Edna Lins

Abertura: 07/3, sábado

Horário: 17h

Visitação: de terça a sábado, das 10h às 18h, até 11/04/2020

Atividades

7ª Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher

Às 18 horas desta sexta-feira(6), a ACE(Associação Comercial e Empresarial) de Caraguatatuba promove a 7ª Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher.

Em Caraguatatuba também acontece neste domingo(8), o 3º Treinão, Caminhada e Corridas da Mulher. O evento, promovido pela Prefeitura, através do Fundo Social,  ocorre às 9 horas na Praça da Cultura e no Mirante do Camaroeiro, na região central, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. .

.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) abre no dia 8 de março, a exposição “Mulher, Simplesmente Mulher” a primeira coletiva do ano que reúne mostras de diversos artistas da cidade, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A mostra segue até o dia 5 de abril de 2020, nos salões de exposição da sede da FUNDACI, na rua Dr. Carvalho, nº 80 – Centro – Ilhabela/SP, e na sala de exposição da FUNDACI no Centro Cultural da Vila, na rua da Padroeira, nº 140 – Centro – Ilhabela/SP. A entrada é gratuita.

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), também, realizará no domingo (8), na praia do Perequê, uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A programação inclui apresentações de Dj’s e bandas, feira de artesanato, ventosa, yoga, palestra e dança livre. “O Dia das Mulheres envolve muitas lutas e conquistas diárias e deve ser lembrado com muito orgulho e carinho. Essa programação é uma homenagem a todas as mulheres de nossa cidade”, declarou a prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

 

Confira a programação completa:

Dia 8/3 (domingo)

9h às 14h

Dj Renato

Feira de artesanato

Ventosa

Yoga

Palestra Higiene e Saúde da Mulher

Dança livre

14h às 19h

Dj Carla

Maria Carmem e Banda

Dança livre

19h

Banda Projeto Brazuca

20h30

Banda Man Baby & Convidadas

Local: Praia do Perequê