Caraguatatuba Cidades

Deputada Letícia Aguiar visita Hospital Regional que deverá ser inaugurado em breve

Tamoios News

O Portal de Notícias Tamoios News, acompanhou a visita da deputada estadual Letícia Aguiar (PSL) ao Hospital Regional de Caraguatatuba, realizada nesta segunda-feira (11). A parlamentar foi assessorada pela Diretora do DRS (Departamento Regional de Saúde) Nádia Maria Magalhães e Bianca Chagas,  Técnica de Planejamento, Controle e Qualidade da construção do empreendimento.

A Parlamentar foi assessorada pela Diretora do DRS(Departamento Regional de Saúde) Nádia Maria Magalhães e Bianca Chagas, Técnica de Planejamento, Controle e Qualidade

Já em fase final das obras, o Hospital Regional está recebendo os equipamentos para início das operações e aguarda a definição da OS (Organização Social) que irá administrar a unidade hospitalar, que atenderá as quatro cidades do Litoral Norte.

Prédio está praticamente pronto para ser inaugurado

Na visita, Nádia Maria Magalhães informou que até o final desta semana, deve ser publicado o resultado da concorrência da Organização Social que administrará o hospital. “A empresa vencedora terá de 30 a 60 dias para colocar o hospital em condições de ser inaugurado”, disse a diretora.

Instalações modernas

O Hospital Regional de Caraguatatuba será uma unidade especializada, de média complexidade, de perfil cirúrgico e de caráter eletivo. Os casos serão encaminhados pelas secretarias municipais de saúde e hospitais da região. Vale lembrar que o atendimento não será feito diretamente aos moradores, mas por encaminhamento das prefeituras e santas casas.

Os equipamentos que chegaram ao local estão todos em caixas e devidamente lacrados. Ao longo das duas horas de visitação, a encarregada pela obra, Bianca Chagas, mostrou toda a estrutura do hospital e alguns detalhes chamaram a atenção.

Equipamentos estão sendo instalados

Cada posto de enfermagem conta com um sistema de correio pneumático para recebimento dos medicamentos. É uma cápsula que levará medicamentos de um local ao outro. “Os medicamentos solicitados chegam em até 29 segundos de um andar para o outro, algo que vai facilitar a vida dos enfermeiros”, comentou Bianca.

Alguns equipamentos aguardam ainda a instalação

O hospital contará com 220 leitos, sendo 144 de internação, 40 de UTI, 20 de observação e 16 leitos de Hospital Dia (assistência intermediária entre internação e o atendimento ambulatorial), com capacidade para atender clínica médica e cirúrgica, ortopedia, traumatologia, neurocirurgia e UTI adulto, suprindo toda a demanda de alta complexidade da região.

O objetivo da visita da deputada Letícia Aguiar foi verificar o andamento das obras e dar um retorno a população que tanto espera e aguarda esse importante Hospital Regional do Litoral Norte.

“É importante acompanharmos e conhecermos a realidade da obra e entendermos o porque que houve atraso na entrega. O hospital tem uma excelente qualidade. Acredito que as pessoas serão muito bem atendidas, toda a estrutura e tecnologia que pude ver aqui me impressionou bastante. E o principal, que aqui seja um local que salve muitas vidas”, finalizou a parlamentar.

Heliponto para receber helicópteros com pacientes de urgência

Desde o início das obras, que começaram em 2016, foram plantadas 181 árvores nativas e 69 palmeiras na área ao redor do prédio. O Hospital Regional de Caraguatatuba teve um custo de R$ 188 milhões, recursos financiados pelo BID(Banco Interamericano de Desenvolvimento).