Cidades Turismo

Estado defende criação de marca regional para divulgar turismo na Europa

raias como Bonete, em Ilhabela, atraem turistas internacionais

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo defende a criação de uma marca e vídeo institucional que identifique o Litoral Norte como destino de praia para o mundo.

Para tratar deste assunto, o secretário de Turismo de Estado, Vinicíus Lummertz e secretários de Turismo das cidades que compõe do Circuito Litoral Norte estiveram reunidos na semana passada, na capital paulista.

Reunião do secretário estadual de Turismo com representantes do Circuíto Litoral Norte, na capital paulista

O objetivo é que essa marca seja lançada já em março na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), feira do segmento que será realizada de 10 a 14 em Portugal e recebe agentes e operadores de turismo de mais de 30 países europeus e do mundo.

Para o secretário de Turismo do Estado, “o momento de divulgação da marca é ímpar, pois além do aumento de voos nos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Congonhas, realizados principalmente no último semestre, a região será beneficiada com grandes obras de infraestrutura, como o término da ampliação da Rodovia Tamoios”, comenta Vinicius Lummertz.

O presidente do consórcio que integra o Circuito Litoral Norte, Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, informou que fará todo o esforço para incluir o litoral norte paulista no mapa do turismo mundial.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo de São Sebastião(SETUR), por meio do Centro de Informações Turísticas (CIT), constatou o aumento de estrangeiros que procuraram a cidade para turismo.

Somente na semana de 13 a 17 de janeiro, foi registrado que na região Sul da cidade há visitantes de países como Alemanha, França, Itália, Portugal, Estados Unidos, Bolívia, Argentina e Chile, que estão se hospedando e conhecendo os atrativos turísticos da cidade.

De acordo com a SETUR, esse resultado ocorre devido a atual gestão investir fortemente na pasta, impulsionando o turismo na cidade e participando de dezenas de feiras e eventos do setor turístico no Brasil e também no exterior, além de promover diversas atividades durante o ano, de Costa Norte a Sul do município, fomentando o turismo local nos períodos de alta e baixa temporada.

Ainda segundo a Secretaria de Turismo, a taxa de ocupação de hotéis e pousadas continua alta nas três regiões de São Sebastião. A região central é a que mais se destaca, atingindo o índice de 87,39%; a região sul registrou 78,55% e a região norte, 72%; totalizando uma média geral de 79,31%.

Para o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano, trata-se de uma oportunidade ímpar para o Litoral Norte e que vai fortalecer muito o turismo da região que cresceu demais e tem tudo para dar um boom para a geração de emprego e renda.

“A presença de Ilhabela em feiras internacionais faz parte da estratégia de divulgação como destino turístico de elevada relevância internacional. Nosso arquipélago é mais reconhecido mundialmente do que muitos imaginam e estar nesses eventos com o objetivo de oferecer opções de turismo e reafirmar a estrutura que consolidamos para receber os visitantes faz toda a diferença. Investir nessas ações é trabalhar para fechar negócios e trazer mais recursos para nossa cidade, fazendo a economia girar mais fortemente com a recepção de estrangeiros”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bianca Colepicolo, afirmando que o calendário internacional incluí 15 participações em feiras no exterior, além de mais 17 no Brasil.

Ilhabela está divulgando seu turismo em três feiras: Holanda, Espanha e EUA

Ilhabela começou o ano participando de três feiras internacionais. Esteve na Feira na Holanda, que terminou ontem, domingo (19). Trata-se da Vakantiebeurs 2020, em Utrecht, nos Países Baixos (Holanda). Atuando de forma cooperada com a Embratur.  Trata-se da mais importante feira internacional de turismo da região do Benelux, que compreende Bélgica, Países Baixos Luxemburgo, pois recebe mais de 100 mil visitantes..

A cidade também será divulgada a partir desta semana em Nova York, na que é considerada a maior feira de viagens e conferências comerciais da América do Norte, The New York Times Travel Show, que será realizada de 24 a 26 de janeiro. Serão mais de 600 expositores de 170 países, que estimam superar as vendas de 2019, que foram de aproximadamente US$ 7,5 milhões. São esperadas mais de 32 mil agentes de viagem e outros profissionais ligados ao setor interessados em fechar vendas. Mais de 1.300 jornalistas de todo o mundo estão credenciados para o evento promovido pelo The New York Times.

Ainda nesta semana, Ilhabela também divulga suas atrações em uma feira em Madri, na Espanha.  A Fitur 2020 ocorre de 22 a 26 de janeiro, no Ifema Feria Internacional, em Madri. O município participa como coexpositor no estande da Embratur e no estande da Secretaria do Estado de São Paulo. O evento na Espanha é considerado o ponto de encontro global para os profissionais do setor, sendo a feira líder para os mercados receptivos e emissores ibero-americanos. Trata-se de uma ferramenta de negócio para favorecer contatos e fechar acordos

Durante a reunião na capital paulista, o secretário Executivo do Consórcio, Gustavo Monteiro, apresentou algumas das ações que estão sendo desenvolvidas, como o Observatório do Turismo, que já está disponibilizando pesquisas e inteligência de mercado com o comportamento do setor e Famtours internacionais com Canadá e Alemanha.

error: Alerta: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: