Cidades Ilhabela

Moradores de Ilhabela cobram da Prefeitura restrição à entrada de veranistas e turistas pela balsa

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela está sendo pressionada por boa parte da população pedindo restrição de entrada de turistas durante a pandemia de coronavírus.

Muitos veranistas e turistas estão procurando o Litoral Norte para fugir das aglomerações dos grandes centros, entre eles, a capital, para evitar o risco de contrair a doença.

“Muitos turistas entraram provavelmente para fazer “quarentena” na ilha e não há nenhuma restrição. Outros destinos já estão limitando pessoas, proibindo atividades com aglomeração, e Ilhabela nada!”, comentou Kika Campos, moradora da Ilha.

A prefeita de Ilhabela, Gracinha Ferreira, disse que apesar das solicitações para impedir a entrada de turistas e veranistas através da balsa, não tem como impedir a entrada de pessoas na Ilha. Segundo ela, isso não seria de competência do município. A prefeita comentou o assunto em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira(18) à uma emissora de rádio da região.

Gracinha diz que tem feito um pedido para que veranistas e turistas evitem ir para Ilhabela neste momento e , principalmente, evitem as praias. Segundo ela, o sistema de saúde do município não teria como atender tanta gente em caso de surgirem muitos casos da doença na Ilha.

A cidade tem dez casos suspeitos de coronavírus e nenhum caso confirmado. A prefeitura adotou medidas de prevenção e conscientização no terminal da balsa, no comércio e com a população. Limitou o acesso de pessoas nos catamarãs, que apesar de terem capacidade para transportarem até 400 passageiros, transportam desde ontem, 50(LS-02) e 70(LS-05). Os navios de cruzeiros foram impedidos de atracarem na Ilha.

Prefeitura faz ações de conscientização e prevenção no terminal da balsa

A prefeita orientou os moradores que em caso de suspeita ou sintomas procurem as unidades básicas de saúde do município e não sigam diretamente para o Hospital Mário Covas.

Com relação à restrição da entrada de veranistas e turistas através da balsa, consta que na manhã desta quarta-feira(18)estaria ocorrendo uma reunião entre representantes da prefeitura, Capitania dos Portos e Dersa com o Ministério Público de Ilhabela. Não se sabe se o assunto é tema da reunião.