Cidades Ubatuba

Obras de R$ 8 milhões revitalizam estruturas do Parque Estadual Ilha Anchieta

Tamoios News

As obras de revitalização do Parque Estadual Ilha Anchieta, atualmente em fase final de execução, devolverão o funcionamento e usabilidade de mais de dez edificações que estavam em desuso por falta de manutenções e recuperações de seus componentes.

Foi construída, ainda, uma usina solar fotovoltaica que abastecerá 100% dos equipamentos utilizados nas edificações. Um sistema de backup inteligente com gerador a diesel vai garantir a confiabilidade do sistema de abastecimento elétrico.

Também é de grande relevância ao uso público e à preservação ambiental os investimentos feitos em sistemas de tratamento de esgoto e água na ilha. Todo o volume hídrico será devolvido ao solo dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Somado a isso, visitantes, funcionários e colaboradores terão água potável em cada edificação.

O projeto foi aprovado pela Câmara de Compensação Ambiental, bem como pelo Conselho Consultivo da Unidade. O valor total das obras é de R$ 8.175.129,75. A conclusão dos trabalhos está prevista para o último bimestre deste ano. Neste prazo, a Ilha Anchieta já contará com infraestrutura completa de áreas para funcionamento de restaurante, lanchonete, hospedarias, centro de visitantes e áreas administrativas.

Em complemento às melhorias de qualidade, segurança e excelência das atividades de uso público, foi realizado o serviço de demarcação de área de banho nas principais praias da Ilha Anchieta, garantindo que haja pleno atendimento às normas da Marinha, indispensáveis à segurança de banhistas e de embarcações.

Atualmente, com o objetivo de restringir a propagação do novo coronavírus, o Parque Estadual da Ilha Anchieta encontra-se fechado ao público.

As informações foram enviadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente após questionamento feito pelo portal Tamoios News.