Cidades Paraty

Paraty com quatro casos suspeitos “fecha” o aeroporto da cidade

Tamoios News
Paraty confirma 26 mortes pela Covid-19

A cidade de Paraty, vizinha a Ubatuba, apresentava seis casos suspeitos de coronavírus, mas dois deles foram descartados, após os exames darem negativo para o Covid-19. Outros quatro casos suspeitos ainda aguardam resultados dos exames.

Assim como as demais prefeituras do Litoral Norte, o prefeito Luciano Vidal, suspendeu as aulas municipais, determinou o fim das atividades nas igrejas católicas e evangélicas e a entrada de vans e ônibus de turismo ao município. O prefeito informou que possíveis casos positivos do coronavírus serão encaminhados para atendimento no Hospital de Volta Redonda.

A Prefeitura de Paraty informou as medidas que foram adotadas para minimizar o impacto da pandemia de coronavírus no município e que foram anunciadas pelo prefeito Luciano Vidal, com base em decretos municipais:

1- Suspensão imediata da cobrança de estacionamento rotativo (Paraty Rotativo), considerando que a determinação é evitar o fluxo de veículos e turistas e o sistema penalizaria apenas os moradores
2- Prorrogação da cobrança de IPTU para todos os moradores pelo período de dois meses;
3- Prorrogação da cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços) pelo período de dois meses, beneficiando o comércio e setor de turismo;
4- Criação de grupo técnico, no âmbito da Secretaria de Educação, para avaliar a distribuição de kits de merenda escolar para pais e responsáveis por alunos da rede municipal, buscando a segurança alimentar dos estudantes, manutenção do fornecimento de produtos da agricultura familiar e evitar o desperdício de alimentos perecíveis.

Além do pacote de medidas atenuantes, a Prefeitura ampliou também as restrições para a circulação de pessoas no município:

1-Criação de equipe de fiscalização multissetorial para impedir a circulação de vans, ônibus de turismo, microônibus;
2- Fiscalização e apreensão de embarcações que não cumprirem a obrigação de operar com, no máximo, 30% da capacidade;
3- Fiscalização e autuação das empresas de ônibus e vans do transporte coletivo que circularem com mais de 50% da capacidade;
4- Suspensão das operações do aeródromo de Paraty por um período de 30 dias.

Outras medidas:

– Embarcações de grande porte de Paraty, como escunas, e restaurantes irão trabalhar com 30% da sua capacidade
– Barcos pequenos com capacidade para até 10 pessoas poderão continuar realizando passeios
– Jipes poderão transportar no máximo 4 pessoas
– Os operadores de turismo irão definir horários e roteiros diferentes para não haver aglomeração de pessoas.
– Está proibido temporariamente o ingresso de ônibus, microônibus e vans de turismo, com suspensão imediata e reprogramação de senhas fornecidas pela Secretaria de Turismo.
– Está proibido temporariamente o desembarque de navios de cruzeiro.

O prefeito Luciano Vidal informou ainda que foi enviado à Câmara, nesta quinta-feira, 19/03, projeto que estabelece situação de emergência no município, permitindo que toda a prioridade de recursos seja para a área de saúde, inclusive para a instalação de hospital de campanha que irá auxiliar na infraestrutura de atendimento do setor.