Cidades Ilhabela

“Tuk Tuk” conquista turistas em passeios por Ilhabela

Tamoios News

Por Salim Burihan

O Tuk Tuk, um triciclo motorizado com cabine, vem ganhando espaço como veículo preferido para passeios turísticos em Ilhabela.

O veículo vem sendo muito usado por turistas dos navios de cruzeiros que fundeiam na Ilha.  Com a proibição da descida dos turistas e tripulantes dos navios de cruzeiros na Ilha, a partir da última sexta(13) nove navios deixarão de desembarcar seus passageiros no arquipélago até o dia 9 de abril,  o Tuk Tuk será uma boa opção para os turistas que chegarem à Ilha através da balsa.  

O triciclo usado como táxi em vários países começou no século XIX e é muito popular nas cidades das Índia e do sudoeste asiático. No começo, era puxado por um homem. Atualmente, são puxados por bicicletas ou motos. Agora, surgiram os elétricos.

O Tuk Tuk chegou à Ilha há quatro anos como opção para o transporte de turistas de navios. São ágeis e mais econômicos, apesar deles serem movidos a gasolina.

O tuk Tuk de Ilhabela chegou através de Manaus(AM), custa em média R$ 25 mil, é movido a gasolina com autônima de 25 kms por litro e leva dois adultos e uma criança.

São dois modelos, um simples, ideal para locais mais planos e outro, 2×2, para percursos mais íngremes.

Arnaldo Ragonese, um arquiteto que vive na ilha há 17 anos, explorando aluguel de imóveis e passeios turísticos, foi quem trouxe para a Ilha o tuk tuk.

“O mercado já está saturado de jipes 4×4 e optamos pelo tuk tuk para fazer os passeios turísticos na Ilha. Na Índia ou no sudoeste asiático este equipamento é usado como taxi, aqui, para passeios turísticos”, explicou.

A empresa de Arnaldo tem cinco veículos e já encomendou outros cinco, esses novos, elétricos. Uma placa solar que fica sob a cabine do piloto e passageiros garante a energia necessária para a movimentação do veículo.

O passeio custa em média R$ 130,00 e dura cerca de uma hora. Nesse período dá para se fazer um city tour bem legal, visitando prédios, igrejas, praias e cachoeiras da Ilha.

“Muito legal, tinha visto na Índia, mas resolvi fazer o passeio aqui na Ilha”, comentou a paulista Cristiane Rolemberg, que usou o Tuk Tuk para visitar Ilhabela, na manhã de domingo(8), com uma amiga.