A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe no dia 17/5 (sábado), às 15h, a oficina gratuita “Cinema com efeitos especiais”, com o cineasta e fotógrafo, Ralph Friedericks. A realização é do Pontos MIS (programa do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo), em parceria com o Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A inscrição deve ser realizada pelo formulário: https://tinyurl.com/5n83896x .
Com quatro horas de duração, os participantes aprenderão como produzir curtas-metragens com seus próprios celulares, utilizando diferentes recursos técnicos para criar efeitos especiais, indo dos mais básicos, até os efeitos mais sofisticados vistos em grandes produções, como o chroma key (recurso que permite a substituição de uma cor sólida por outra imagem – para isso, normalmente é utilizado uma lona ou parede nas cores verde ou azul).
Ralph Friedericks estudou fotografia e roteiro em Paris, na França. Realizou diversos curtas-metragens que participaram de festivais. Foi premiado no Festival do Minuto, com as obras “Pontos de Vista” e “O Sofá”, e no concurso União Latina de Roteiros, com “Cidade Branca”. É sócio-diretor da Produtora Matiz Filmes e Produções, onde produz vídeos de diversos formatos e gêneros. Coordena oficinas de cinema desde 2000 nos mais diversos locais: MIS – Museu da Imagem e do Som, Casas de Cultura, SESC, Oficinas Culturais do Estado, escolas públicas e particulares e projeto Navegar Amazônia, entre outros.
A Videoteca está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3883-9980.
Serviço
Oficina “Cinema com efeitos especiais” l Pontos MIS
Dia 17/5 – sábado – 15h
Videoteca Lúcio Braun
Inscrições: https://tinyurl.com/5n83896x
Classificação: A partir de 7 anos
Saiba mais sobre o Pontos MIS: https://mis-sp.org.br/pontos-mis/
Fonte: Fundacc