
Nadadores enfrentaram o mau tempo durante toda prova
Os atletas Victor Hugo Ribeiro Colonesi e Catarina Cucatti Ganzeli, ambos representantes da Universidade Santa Cecília (UniSanta), de Santos, venceram, na classificação geral, a IX Etapa Circuito de Maratonas Aquáticas 2015 que reuniu cerca de 1.200 atletas de vário Estados e, inclusive, da Argentina e Espanha, no domingo (18), na Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores), em São Sebastião.
A equipe de natação da Secretaria de Esportes do município participou com 26 atletas na competição que contou com várias provas e três percursos diferentes: de curta distância ( 1 km), média (2 km) e longa distância (4 km), reunindo a elite da natação.
Diretor técnico da prova promovida pela Associação Aquática, com apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Sebastião e Speedo, Igor de Souza explicou que o número de inscrições para essa etapa aumentou em 20% em relação à competição anterior realizada no mesmo local, em junho deste ano. Para as provas de domingo foram inscritos 1.187 atletas representando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e dois estrangeiros, o argentino Damiam Blaum, e Esther Nunes Morera, da Espanha.
De acordo com Souza, essa procura maior foi em função das condições do tempo. “Em junho, estava mais frio e o mar mexido. Hoje, apesar de um pouco de ondas, a temperatura é mais agradável e a água está quente, com cerca de 25 graus, condições ideais para a competição”. Segundo ele, uma equipe de 50 pessoas é responsável por toda a realização do evento e, principalmente, pela segurança dos atletas com apoio no mar de sete barcos motorizados e oito caiaques, além da estrutura local da Praia Grande considerada ideal para os atletas. A competição começou às 9h com congresso técnico seguido da largada das categorias nas provas de Média e Longa Distância e, por final, dos atletas em Curta Distância.
Estrutura e classificação
Na classificação geral da prova de Longa Distância (4 km), a vencedora foi a atleta da UniSanta, Catarina Cucatti Ganzeli, que também faturou o primeiro lugar na categoria Sênior. Aos 22 anos, ela destacou que “o tempo nublado facilitou a visibilidade e deu para aproveitar bastante o percurso. A organização aqui é impecável e, como sempre ressalto, gosto muito da estrutura de terra daqui, com banheiros, estacionamento, algo que a gente não vê em outras etapas”, observou.
Destaque na categoria Feminina foi a atleta espanhola Esther Nunes Morera, 34, que ficou em segundo lugar na classificação Geral e em primeiro na Master B. Foi a primeira participação em São Sebastião e Esther, que vive em Barcelona e representou a equipe Anjos D água/Elo, gostou muito do Circuito. “Foi uma boa prova; tinha um pouco de correnteza, mas, para mim, não foi difícil porque foi uma prova curta, e me dedico a grandes maratonas”, explicou, acrescentando ter gostado bastante da estrutura. “Realmente muito boa”, frisou a atleta.
Também foi destaque a presença do atleta argentino Damiam Blaum, 34, da mesma equipe de Esther, que venceu na Master B e faturou o 3º lugar na classificação geral. O atleta, que fica metade do ano em Buenos Aires (Argentina) e nos outros seis meses em Barcelona (Espanha) também estreou nas águas de São Sebastião. “Gostei muito da prova. A competição não foi fácil porque são muitos os nadadores e muito rápidos também. Mas gostei de competir com eles. Foi um bom treino”.
O vencedor na classificação geral e também na categoria Sênior, Victor Hugo Ribeiro Colonesi, 23, representante da UniSanta, competiu na cidade pela primeira vez. “O lugar é muito bom. Apesar do mar mexido por causa do tempo, foi uma prova bonita, bem organizada e indicada porque o local é bem atraente para a prática desse esporte. Foi uma prova impecável e uma vitória muito importante”,comentou.
Sebastianenses
A equipe de natação da Secretaria de Esportes da Prefeitura, que tem como técnico o professor de Educação Física da SEESP, Vinícius Barbosa de Almeida, competiu com 26 atletas. Na prova do Masculino nos 4km, o destaque foi para Vinicius Ferreira Audi, 4º colocado na Master B, e também aos atletas em Média Distância (2km) como Felipe de Lima Sasaki e Elizeu Gomes de Oliveira, respectivamente 3º e 5º colocados na categoria Sênior.
Já na Master C, destaque para Luciano Correa de Aquino, na 7ª posição; Juliano Santos de Carvalho (10º) e Álvaro Galindo da Silva (14º). Já, na Master D, Tiago Nosmann Couto ficou com a 9ª posição e, na Master E, Nilson Silva Junior com o 8º lugar, enquanto, na Master F, José Jesus de Souza obteve o 13º lugar e Raul Ferreira de Barros ficou com o 7º lugar na Master H.
Entre as mulheres que disputaram a prova de 2km, destaque para a atleta Mariana Soares de Almeida, segunda colocada na Master C, e Janine Flausino Teixeira em 7º lugar na mesma categoria. Já, na Master F, Marcia de Pinho Tamasiro conquistou a 4ª posição. Na prova de curta distância (1km), Thais de Moraes Rodrigues e Fernanda Velozo Zakka conquistaram, respectivamente, o 5º e 6º lugares, na categoria Master C e Maria Cristina Bittencourt o segundo lugar na Master H.
Para o atleta sebastianense Felipe de Lima Sasaki, 21, a conquista do 3º lugar na categoria Sênior em média distância (2km) foi muito importante pois está retomando às atividades após sofrer acidente de moto que o afastou por oito meses do esporte. “Foi gratificante receber essa premiação, pois treinei só uma semana para estar aqui hoje. Estou muito feliz. A maior dificuldade foi passar a correnteza no meio da prova. A competição exige bom condicionamento físico para se manter do começo ao fim”, frisou o atleta que recebeu a premiação do secretário-adjunto de Esportes, João Amorim.
O secretário de Governo e de Esportes, Fábio Lopez, destacou a importância da participação dos atletas. “O número de inscritos superou as expectativas, considerando que esta é uma prova de alto nível técnico e com a presença de atletas de vários estados e também de outros países”. Em alusão ao Outubro Rosa, movimento mundial de prevenção ao Câncer de Mama, os troféus levaram a cor da campanha.
Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov