
Diversas atividades serão promovidas pelo Sesc em Caraguatatuba
A programação é gratuita e traz atrações de diferentes linguagens artísticas para o público de todas as idades
Caraguatatuba recebe no dia 3 de abril (domingo), das 16h às 21h, na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro, mais uma edição do “Circuito Sesc de Artes – Conectando Lugares, Circulando Ideias”, realizado pelo Sesc São Paulo. Entre os dias 1º e 24 de abril, o evento percorrerá 114 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, incluindo a capital, com uma programação cultural itinerante, totalizando 807 apresentações e intervenções e mais 600 horas de atividades.
A programação é gratuita e traz atrações de diferentes linguagens artísticas para o público de todas as idades com artistas dos mais variados gêneros e estilos. Em Caraguá, o Circuito realizará atividades de literatura e artes visuais, exibições de curtas-metragens e espetáculos de dança, teatro e circo, além do show da banda Dona Zaíra, destaque no programa SuperStar da emissora Rede Globo, exibido em 2015. Seguem abaixo as sinopses das atrações.
Neste ano, a programação de Cinema, Artes Visuais e Literatura será realizada dentro do “Gabinete de Curiosidades e Habilidades”, inspirado nos traveling shows, antigos carros itinerantes que percorriam diversas cidades apresentando atrações artísticas e curiosidades. Um acervo de 80 livros ilustrados, um ateliê com diversas oficinas e uma seleção inédita de curtas-metragens de Georges Méliès estarão à disposição dentro de um Gabinete que será instalado em praças públicas. O cenógrafo William Zarella é o criador do gabinete que vai passear pelo Estado de São Paulo durante o Circuito Sesc de Artes.
A proposta do Circuito é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidades do Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando manifestações de diferentes linguagens. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade, reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro. Mais informações: (12) 3897.5661 ou acesse http://circuito.sescsp.org.br/
Circuito Sesc de Artes – Conectando Lugares, Circulando Ideias
Dia 3/4 – domingo – das 16h às 21h
Praça Dr. Cândido Motta
Artes Visuais – Cinema – Circo – Dança – Literatura – Música – Teatro
Confira abaixo as sinopses das atrações:
ARTES VISUAIS
Postal Tipográfico – Gabinete de Curiosidades e Habilidades
ONG Oficina Tipográfica (SP)
A ideia é produzir um pequeno postal tipográfico e aprender conceitos como tipos, formas, composição, leitura, grid e uso da cor, princípios básicos da tipografia clássica. Quem conduz a oficina é a ONG Oficina Tipográfica SP, que tem por objetivo a conservação do conhecimento ligado ao sistema de impressão tipográfica e a preservação do patrimônio histórico e artístico das artes gráficas no Brasil.
CINEMA
Cine Magia – Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Exibição de curtas-metragens, dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913, no Gabinete de Curiosidades e Habilidades.
LITERATURA
Palavra + Imagem – Gabinete de Curiosidades e Habilidades
gRUPO êBA!
Acervo de livros ilustrados, oferecido por duplas de mediadores que incentivarão adultos e crianças a realizarem leituras individuais e compartilhadas no Gabinete de Curiosidades e Habilidades.
CIRCO
Em fim, à mesa
Cia. Sôlta (FRA/BRA)
Em alguma época perdida entre os séculos XVIII e XIX, dois velhos nobres estão sentados à mesa. Mas a refeição não é mais tão farta como fora um dia. Pouco a pouco, um jantar escasso se transforma em um número de malabarismo que convida a plateia para um universo fantástico e cativante. A Cia. Sôlta, nascida em 2013 do encontro entre os artistas Alluana Ribeiro e Tom Prôneur, tem o propósito de fazer um circo liberado da lógica do espetáculo para valorizar o sentido das relações, que singulariza os personagens. Criação coletiva: Tom Prôneur e Alluana Ribeiro. Criação musical: Tom Prôneur.
TEATRO
Vesperais nas Janelas – O Coração do Lugar
Grupo Redimunho (SP)
As experiências vividas pelo grupo em viagens pelos sertões do Brasil, principalmente o norte e o noroeste de Minas Gerais, terras de Guimarães Rosa, serviram como ponto de partida para a criação desta intervenção. Retomando o fio da narrativa popular, os atores apresentam causos e canções originais que nasceram a partir do contato com os povos sertanejo e ribeirinho. O espetáculo acompanha a trajetória de Arauto e sua trupe mambembe, que percorrem os “Brasis” oferecendo sua arte em troca de pouso e comida. Duração: 60 min. Elenco: Edmilson Cordeiro, Giovanna Galdi, Luis Aranha, Rudifran Pompeu, Keyth Pracanico, Vitor Rodrigues, Jandilson Vieira, Paulo Henrique Santana, Rafael Ferro, Ricardo Saldanha, Ana Luisa Aun e Carlos Mendes. Texto e direção: Rudifran Pompeu.
DANÇA
Nelson Triunfo – As Danças Urbanas, do Soul ao Hip Hop (SP)
O ícone da cultura black brasileira vai comandar um baile como os de antigamente: ao som de muito hip hop, soul e funk, com direito a passinhos coreografados que serão ensinados para a plateia. A apresentação vai mostrar diversas variações dos estilos, como popping, locking, b.boy e waacking, com a participação de dançarinos. O DJ Cleitão é quem vai cuidar das picapes de onde vão sair clássicas como Sex Machine, de James Brown, Let’s Get It On, de Marvin Gaye, e Mandamentos Black, de Gerson King Combo. Duração: 60 min.
MÚSICA
A banda apresenta seu trabalho mais recente, “Antenas e Raízes”, que tem como base o forró, mas que também flerta com uma série de outros ritmos, como carimbó, cumbia, maracatu, catira, além da música eletrônica, rock’n’roll, hip hop e jazz. Com mais de dez anos de estrada, os integrantes do grupo ousam com distorções no cavaquinho e efeitos na sanfona, além de se apresentarem trajando roupas de astronauta, que sintetizam a mistura da raiz com a contemporaneidade. Beibi (zabumba e vocal), André (sanfona), Diego (triângulo), Rafinha (cavaco), Matheus (contrabaixo) e Maicon (percussão e viola).