Cidades São Sebastião

Clínica de Hemodiálise de São Sebastião proporciona conforto aos pacientes em um mês de atividade

Tamoios News
Imagem/Prefeitura Municipal de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), celebra o funcionamento da Clínica de Hemodiálise Luzia Peixoto Gandra da Silva, um marco histórico para a saúde pública sebastianense. Inaugurado no dia 10 de setembro e com o início dos atendimentos no dia 15 de setembro, o espaço representa a realização de um sonho antigo da população e, em especial, dos pacientes renais da Costa Sul, que por anos precisaram se deslocar por horas até outras cidades em busca de tratamento.

Durante esse primeiro mês, foi realizada de forma organizada e segura a transição dos pacientes que, anteriormente, eram atendidos na unidade estadual de Caraguatatuba, garantindo a continuidade do tratamento sem interrupções.

Como prioridade da atual gestão, a implantação da clínica teve como principal objetivo proporcionar mais qualidade de vida e conforto aos pacientes em um tratamento delicado e exaustivo. Antes, muitos precisavam enfrentar cerca de três horas de deslocamento entre ida e volta, especialmente em períodos de alta temporada e trânsito intenso. Hoje, mesmo os usuários residentes nas regiões mais distantes levam, no máximo, 40 minutos para chegar à clínica, o que representa um ganho significativo em conforto, segurança, bem-estar e, acima de tudo, vida.

Nesse primeiro mês também houve avanço no horário de funcionamento. Inicialmente, o serviço ocorria às segundas, quartas e sextas-feiras, e agora passou a operar de segunda a sábado, ampliando o acesso e a resolutividade no atendimento.

Juares Casemiro dos Santos, 67 anos, contou que, “minha rotina era muito exaustiva, moro na Costa Sul, na Praia da Baleia, eu não tinha vida. Saia de casa por volta das 8h30 e só voltava depois das 17. Desde que comecei a fazer o tratamento aqui em São Sebastião, tudo mudou, é outra vida”, completou.

Márcia Ferreira dos Santos, 54 anos, irmã de Juares, conta que a inauguração foi muito esperada. “Esperamos muito, principalmente os moradores da Costa Sul. Foi um momento de muita emoção, estive presente no dia da entrega, foi lindo! O primeiro dia de tratamento na clínica foi maravilhoso”, completou Márcia.

Juares Casemiro dos Santos Júnior, 41 anos é filho do paciente e mudou recentemente de São Paulo para acompanhar de perto o tratamento do pai. “O atendimento é ótimo, os médicos, enfermeiros e técnicos são muito atenciosos, compreensivos e pacientes. O pessoal da limpeza, da recepção, todos são excelentes”, declarou o jovem.

Para o prefeito Reinaldinho Moreira, o funcionamento pleno da clínica simboliza o compromisso da gestão com a dignidade e com a vida. “A Clínica de Hemodiálise é mais do que um espaço de tratamento, é um gesto de respeito com cada paciente e seus familiares. Quando inauguramos, sabíamos que estávamos transformando a realidade de quem mais precisa, e ver esse serviço funcionando com excelência é motivo de orgulho. Saber que agora entregamos mais vida é a maior recompensa”, destacou o prefeito.

A secretária de Saúde, Laysa Pires, também ressaltou os resultados alcançados neste primeiro mês de funcionamento. “A Hemodiálise representa uma conquista imensa para São Sebastião. Em apenas um mês, já percebemos o quanto essa estrutura tem feito diferença na vida dos nossos pacientes, garantindo tratamento com qualidade, segurança e humanização. É um passo fundamental no fortalecimento da nossa rede municipal de saúde”, afirmou a secretária.

Segundo ela, atualmente, o serviço já atende 51 pacientes, número que representa um crescimento expressivo em relação ao início das atividades, quando a clínica contava com 27 pacientes em tratamento. “Esse avanço demonstra tanto a confiança da população no novo serviço quanto a sua relevância para a rede municipal de saúde”, explicou Laysa Pires.

Clínica de Hemodiálise Luzia Peixoto Gandra da Silva

Avenida Vereador Antônio Borges, 1.104 – Varadouro, São Sebastião – SP

Telefone: (12) 3892-2023

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião