Geral São Sebastião

“Colorindo Maresias” transforma estação de esgoto abandonada em obra de arte

Tamoios News

Maresias, uma das praias mais badaladas do Litoral Paulista, continua ganhando cores, através das mãos de renomados artistas. Os grafites estão transformando até obras abandonadas, como a da Ete(Estação de Tratamento de Esgoto) do bairro, em obra de arte.

 

 

O projeto comunitário “Colorindo Maresias”, idealizado pelos arquitetos do Studio Carlito e Renata Pascucci, expande cada vez mais suas pinturas no bairro, levando arte e muito colorido, para locais antes degradados e esquecidos de Maresias.

A comunidade e o comércio colaboram. Uns cedem o muro para a pintura, outros, doam dinheiro para custear as tintas e o trabalho dos artistas.

O projeto se transformou num grande atrativo turístico, garante o presidente da Comtur(Conselho Municipal de Turismo) de São Sebastião, Marco Perroti.

“Além de atrair turistas, o projeto “Colorindo Maresias” tem orgulhado os moradores do bairro, pois áreas antes degradadas e abandonadas, hoje, estão valorizadas pelo trabalho dos artistas”, disse Perroti.

Primeiro foi o Beco da Mulher Maravilha, depois as principais ruas do bairro e agora, os grafites mudaram o visual de uma antiga estação de tratamento de esgoto, que está abandonada há muitos anos no bairro.

Beco da Mulher Maravilha virou atração no bairro

ETE

 

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Maresias, está abandonada desde 2014. A estrutura da ETE, que até hoje, está abandonada, se estivesse concluída, estaria coletando e tratando 245 mil litros de esgoto por hora, com nove estações elevatórias e 30 quilômetros de rede. Um investimento de aproximadamente R$ 21 milhões até hoje paralisado.

 

 

Artistas

“Temos uma zona de fluxo turístico intenso, que como toda área nobre é relativamente cuidada, colorida, com atrações e projetos arquitetônicos interessantes. Porém, nosso bairro é amplo e, em seu interior, apagado. Depois da atuação no morro, feita no ano passado, estamos trazendo esse contato com a arte e a beleza para o miolo de Maresias, as zonas onde reside grande parte da população, onde os turistas até circulam, mas não enxergam”, explica Renata Pascucci, uma das idealizadoras do “Colorindo Maresias”.

“É a forma que nós, e diversos parceiros da comunidade local, que compõem o coletivo, achamos de contribuir com a beleza e cultura em nosso bairro. Temos muitas carências, em diversas frentes, para receberem atenção dos órgãos públicos. Neste cenário, a arte não é prioridade, mas sabemos do poder transformador que a arte urbana tem no entorno. No quanto o fato de sentir seu bairro bonito, inspirador, motiva transformações positivas individuais. Estamos plantando a semente da arte, cor e pensamento crítico nos nossos muros, e os resultados já são sentidos”, comentou Carlito Colhado.

Confira a lista de artistas participantes do movimento Colorindo Maresias
– Prozak
– Pomb
– Highgraff
– Lady Guedes
– Jerry Batista
– Ricardo AKN
– Ronah Carraro
– Lady Guedes
– Boleta
– Leiga
– Caroca
– Tadeu Roots
– Celia Roysen
– Milo Tchais
– Kika
– Carlito Colhado
– Renata Pascucci
– Leo Parisi
– Ago.Flash
– Cleo Tamojunto
– Carocamelia
– Yara Amaral
– Brunone
– NDrua
– Elvis Mourão
– Isis Ra
– Soberana Ziza
– Mário Machado
– Mariana Petermann
– Maitê
– klax
– Ronaldo Couve