Maresias, uma das praias mais badaladas do Litoral Paulista, continua ganhando cores, através das mãos de renomados artistas. Os grafites estão transformando até obras abandonadas, como a da Ete(Estação de Tratamento de Esgoto) do bairro, em obra de arte.
O projeto comunitário “Colorindo Maresias”, idealizado pelos arquitetos do Studio Carlito e Renata Pascucci, expande cada vez mais suas pinturas no bairro, levando arte e muito colorido, para locais antes degradados e esquecidos de Maresias.
A comunidade e o comércio colaboram. Uns cedem o muro para a pintura, outros, doam dinheiro para custear as tintas e o trabalho dos artistas.
O projeto se transformou num grande atrativo turístico, garante o presidente da Comtur(Conselho Municipal de Turismo) de São Sebastião, Marco Perroti.
“Além de atrair turistas, o projeto “Colorindo Maresias” tem orgulhado os moradores do bairro, pois áreas antes degradadas e abandonadas, hoje, estão valorizadas pelo trabalho dos artistas”, disse Perroti.
Primeiro foi o Beco da Mulher Maravilha, depois as principais ruas do bairro e agora, os grafites mudaram o visual de uma antiga estação de tratamento de esgoto, que está abandonada há muitos anos no bairro.

Beco da Mulher Maravilha virou atração no bairro
ETE
A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Maresias, está abandonada desde 2014. A estrutura da ETE, que até hoje, está abandonada, se estivesse concluída, estaria coletando e tratando 245 mil litros de esgoto por hora, com nove estações elevatórias e 30 quilômetros de rede. Um investimento de aproximadamente R$ 21 milhões até hoje paralisado.
Artistas
“Temos uma zona de fluxo turístico intenso, que como toda área nobre é relativamente cuidada, colorida, com atrações e projetos arquitetônicos interessantes. Porém, nosso bairro é amplo e, em seu interior, apagado. Depois da atuação no morro, feita no ano passado, estamos trazendo esse contato com a arte e a beleza para o miolo de Maresias, as zonas onde reside grande parte da população, onde os turistas até circulam, mas não enxergam”, explica Renata Pascucci, uma das idealizadoras do “Colorindo Maresias”.
“É a forma que nós, e diversos parceiros da comunidade local, que compõem o coletivo, achamos de contribuir com a beleza e cultura em nosso bairro. Temos muitas carências, em diversas frentes, para receberem atenção dos órgãos públicos. Neste cenário, a arte não é prioridade, mas sabemos do poder transformador que a arte urbana tem no entorno. No quanto o fato de sentir seu bairro bonito, inspirador, motiva transformações positivas individuais. Estamos plantando a semente da arte, cor e pensamento crítico nos nossos muros, e os resultados já são sentidos”, comentou Carlito Colhado.
Confira a lista de artistas participantes do movimento Colorindo Maresias
– Prozak
– Pomb
– Highgraff
– Lady Guedes
– Jerry Batista
– Ricardo AKN
– Ronah Carraro
– Lady Guedes
– Boleta
– Leiga
– Caroca
– Tadeu Roots
– Celia Roysen
– Milo Tchais
– Kika
– Carlito Colhado
– Renata Pascucci
– Leo Parisi
– Ago.Flash
– Cleo Tamojunto
– Carocamelia
– Yara Amaral
– Brunone
– NDrua
– Elvis Mourão
– Isis Ra
– Soberana Ziza
– Mário Machado
– Mariana Petermann
– Maitê
– klax
– Ronaldo Couve