O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM Vale-LN) e prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, participou nesta quinta-feira (5), ao lado do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, da inauguração do Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico, em Cruzeiro, e ressaltou a importância da entrega de mais um equipamento estratégico para o fortalecimento da saúde regional.
Para Toninho Colucci, a inauguração do hospital representa um marco na consolidação da regionalização da saúde pública. “Estamos falando de um hospital moderno, estruturado para reduzir deslocamentos, aliviar a sobrecarga de outras unidades e garantir atendimento mais rápido e próximo da casa das pessoas. É resultado de planejamento, articulação regional e da sensibilidade do Governo do Estado em compreender as reais necessidades da nossa região”, afirmou.
A unidade recebeu investimento de R$ 153,4 milhões do Governo do Estado de São Paulo e será referência em média e alta complexidade para cerca de 450 mil moradores de 17 municípios, além de atender a milhões de turistas e peregrinos que visitam o Vale anualmente.
A solenidade contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva. Representando Ilhabela, também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Lúcia Reale; o secretário adjunto de Saúde, Carlos Roberto Pinto; o diretor de Atenção à Saúde, Maurílio Bianchi; e a gerente de Enfermagem do Hospital Municipal Gov. Mário Covas Jr., Mara Reis.
O Hospital Regional de Cruzeiro inicia os atendimentos a partir da próxima segunda-feira (9), sob gestão da Organização Social de Saúde Instituto Sócrates Guanaes. Nesta primeira fase, a unidade contará com leitos de observação e exames diagnósticos, como raio-X, ultrassonografia, tomografia, endoscopia e colonoscopia. A expansão dos serviços será gradual, com a implantação de atendimentos ambulatoriais, urgência e emergência, UTIs, especialidades médicas, hemodiálise e cirurgias de média e alta complexidade, até atingir plena capacidade em janeiro de 2027, com 210 leitos.
Colucci reforçou ainda que o fortalecimento da rede regional impacta diretamente os municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. “Quando ampliamos a oferta regional de saúde, todos ganham, pois diminui a demanda dos demais hospitais regionais da região e agora, passaremos a ter mais retaguarda, resolutividade e dignidade no atendimento à população. Vamos continuar trabalhando de forma integrada para avançar ainda mais”, concluiu.
Com a entrega do Hospital Regional de Cruzeiro, o Governo do Estado chega à marca de sete hospitais inaugurados desde 2023, ampliando de forma significativa a capacidade assistencial do interior paulista.
Fonte: Assessoria de Imprensa


