Hoje vou falar sobre:
DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS
O QUE SÃO DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS?
Quando estou atendendo, muitas pessoas dizem que demoraram para procurar ajuda de um psicólogo pelo fato de não serem “loucas”.
Ao longo do tempo foi criado este mito de que quem passa por um psicólogo é porque tem algum transtorno psiquiátrico.
Mas Dr., existem tais transtornos?
Sim, existem e vou falar de alguns logo abaixo, mas antes gostaria de esclarecer que o fato de você procurar ajuda de um profissional, seja psicólogo ou psiquiatra não é sinal que você seja “louco” e sim é sinal que você reconheceu que existe algo errado (seja na vida pessoal, profissional ou afetiva) e que foi maduro suficiente para procurar ajuda.
Bem, agora vamos conhecer um pouco sobre DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS
As doenças psiquiátricas são apresentadas como uma condição de anormalidade na ordem psíquica, mental ou cognitiva, e podem ter causas determinadas ou não. Além de provocar comorbidades em diversos órgãos do corpo — devido à redução da defesa imunológica — elas também afetam a vida pessoal, profissional e social.
Geralmente, esses transtornos psiquiátricos estão vinculados a questões de herança genética, alterações bioquímicas da produção de neurotransmissores cerebrais e problemas hormonais.
As doenças psiquiátricas também podem surgir por causas diversas. Algumas são desencadeadas em decorrência do abuso de substâncias tóxicas ou relacionadas ao desajuste emocional influenciado pelo estilo de vida.
QUAIS SÃO AS DOENÇAS CARACTERIZADAS COMO PSIQUIÁTRICAS?
– TRANSTORNO BIPOLAR
– TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
– DISTÚRBIOS ALIMENTARES
– TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
– ESQUIZOFRENIA
– SOMATIZAÇÃO
Apesar de serem inúmeros os exemplos de distúrbios mentais, hoje existem avanços nos tratamentos referente às doenças psiquiátricas. A maioria das intervenções que existem para tratar essas enfermidades se dividem entre métodos somáticos (medicações e terapias estimulantes das funções cerebrais) e psicoterapêuticos (promoção da modulação comportamental). Como exemplo, temos: medicamentos, terapia cognitiva, terapia comportamental e terapia de manutenção.
POR ISSO A IMPORTÂNCIA DA PESSOA QUE SE IDENTIFICAR COM ALGUNS DESTES TRANSTORNOS CITADOS ACIMA, PROCURAR UM PSICÓLOGO OU PSIQUIATRA.
Após o diagnóstico confirmado, caso haja a necessidade vale a pena ressaltar a importância do papel de um Hospital Psiquiátrico, em que o paciente possui além do atendimento psiquiátrico, o clínico e toda uma equipe para assegurar o suporte necessário. Também o paciente pode optar pelo tratamento em hospitais especializados.
Alcançar a saúde mental, ajuda a superar o estigma de que o paciente não tem cura.

Alessandro Marcel de Carvalho.
Gostou da matéria?
Toda semana abordarei um tema diferente e importante.
Você também poderá participar das matérias deixando sua indicação sobre um assunto nas minhas redes sociais.
Ela será analisada e poderá ser tema da próxima publicação.
PARTICIPEM!!!
Acesse meu Instagram e acompanhe as postagens.
Instagram: @psicomarcel73
Facebook: psicomarcel73