Cidades Notícias

Coluna ‘Momento Psico’ – Síndrome de Tourette

Tamoios News

SÍNDROME DE TOURETTE

Conhecido também por Tiques Nervosos.

A síndrome de Tourette é uma doença neurológica que leva a pessoa a realizar atos impulsivos, frequentes e repetidos, também conhecidos como tiques, que podem dificultar a socialização e piorar a qualidade de vida da pessoa, devido a situações embaraçosas.

Os tiques da síndrome de Tourette normalmente surgem entre os 5 e os 7 anos, mas tendem a aumentar de intensidade entre os 8 e 12 anos, começando com movimentos simples, como piscar os olhos ou movimentar as mãos e os braços, que depois se agravam, surgindo palavras repetidas, movimentos bruscos e sons como latir, grunhir, gritar ou falar palavrões, por exemplo.

Algumas pessoas são capazes de conter os tiques durante situações sociais, mas outras apresentam dificuldade para controlar, especialmente se estiverem passando por um momento de estresse emocional, dificultando sua vida escolar e profissional. Em alguns casos, os tiques podem melhorar e até desaparecer depois da adolescência, mas, em outras pessoas, esses tiques podem se manter durante a vida adulta.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Os sintomas da síndrome de Tourette normalmente são observados inicialmente pelos professores, que observam que a criança começa a se comportar de forma estranha em sala de aula.

Alguns desses sinais e sintomas podem ser:

TIQUES MOTORES

Piscar os olhos;
Inclinar a cabeça;
Encolher os ombros;
Tocar no nariz;
Fazer caretas;
Movimentar os dedos das mãos;
Fazer gestos obscenos;
Chutes;
Sacudir o pescoço;
Bater no peito.

TIQUES VOCAIS

Xingamentos;
Soluçar;
Gritar;
Cuspir;
Cacarejar;
Gemer;
Uivar;
Limpar a garganta;
Repetir palavras ou frases;
Usar diferentes tons de voz.

CONFIRMANDO O DIAGNÓSTICO

Para chegar ao diagnóstico desta síndrome o médico pode ter que observar o padrão dos movimentos, que geralmente acontecem várias vezes ao dia e praticamente todos os dias por, pelo menos, um ano.

Não são necessários exames específicos para identificar esta doença, mas, em alguns casos, o neurologista poderá solicitar ressonância magnética ou tomografia computadorizada, por exemplo, para verificar se existe a possibilidade de ser alguma outra doença neurológica com sintomas semelhantes.

O QUE CAUSA A SÍNDROME

A síndrome de Tourette é uma doença genética, mais frequente em pessoas da mesma família e ainda não se sabe exatamente qual a sua causa específica. Existem relatos de pessoa que foram diagnosticadas depois de sofrer um traumatismo craniano, mas infecções e problemas cardíacos também são mais frequentes dentro da mesma família. Mais de 40% dos portadores também apresentam sintomas de transtorno obsessivo compulsivo ou hiperatividade.

COMO É REALIZADO O TRATAMENTO

A síndrome de Tourette não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento adequado. O tratamento deve ser orientado por um neurologista e, normalmente, só é iniciado quando os sintomas da doença afetam as atividades diárias ou colocam em perigo a vida da pessoa.

Alessandro Marcel de Carvalho.

Gostou da matéria?

Toda semana abordarei um tema diferente e importante.

Você também poderá participar das matérias deixando sua indicação sobre um assunto nas minhas redes sociais.
Ela será analisada e poderá ser tema da próxima publicação.

PARTICIPEM!!!

Acesse meu Instagram e acompanhe as postagens.

Instagram: @psicomarcel73
Facebook: psicomarcel73