Cidades Notícias

Coluna ‘Momento Psico’ – Surto psicótico: o que é e como lidar

Tamoios News

O QUE É SURTO PSICÓTICO

O surto psicótico é uma alteração temporária do estado mental em que há uma confusão entre a realidade e a percepção que a pessoa tem dela, podendo haver alucinações, ansiedade e agressividade durante o episódio.

A palavra “surto” é popularmente utilizada para descrever mudanças de comportamento inesperadas ou desproporcionais diante de um acontecimento do dia a dia. Porém, diferentemente do que acontece em situações cotidianas específicas, como um acesso de raiva passageiro em meio a uma briga, o surto psicótico normalmente ocorre sem aviso, sendo acompanhado por sintomas psicóticos.

PORQUE ACONTECE O SURTO PSICÓTICO?

Há diversas situações que podem levar a um surto psicótico, entre elas estão as condições mentais ou psicológicas do indivíduo, problemas médicos e consumo excessivo de álcool e de outras drogas.

O abuso ou a abstinência de substâncias estão entre as principais causas do surto psicótico, pois todas as drogas, principalmente as ilícitas, têm potencial de alterar o funcionamento do sistema nervoso central, seja de forma temporária, seja prolongada. Isso significa que os usuários podem sofrer com problemas físicos e mentais que envolvem, principalmente, mudanças nas suas percepções, sentimentos e pensamentos.

SINTOMAS DO SURTO PSICÓTICO

– Alucinações, que corresponde à presença de sons, imagens ou sensações que não existem;
– Não saber diferenciar o real e o fictício, apesar da demonstração de evidências;
– Ideias delirantes, como pensar que o vizinho é um espião que quer roubar informações, por exemplo;
– Ilusões, que são distorções de algo real, como ver uma mesa e acreditar que é um animal, por exemplo.

Esses sintomas podem ser acompanhados por alterações motoras, como movimentos agressivos, gritos, choro e linguagem inadequada.

COMO PREVENIR UM SURTO PSICÓTICO?

Uma das formas de prevenir um surto psicótico é evitar o uso de drogas, como maconha, cocaína e alucinógenos, pois essas substâncias agem diretamente no sistema nervoso central, alterando funções importantes em todo o organismo.

O QUE FAZER DIANTE DE UMA PESSOA EM SURTO PSICÓTICO?

A melhor maneira de ajudar uma pessoa em surto psicótico é manter a calma e tentar entender a situação o mais rápido possível. Buscar informações sobre os sintomas apresentados pela pessoa pode evitar consequências graves, tanto para o surtado afetado quanto para quem está em volta.

Tente levar o indivíduo para um lugar tranquilo e isolado, sem insistir caso haja resistência. Evite confrontar ou discutir se a pessoa estiver tendo comportamentos agressivos, pois isso pode gerar mais estresse e piorar a situação. Também retire do caminho objetos que possam ser perigosos em caso de descontrole, como facas e peças pontiagudas.

Mesmo que seja da familia, evite apelar para o sentimentalismo ou resolver tudo por conta própria, pois a pessoa provavelmente estará agindo de forma irracional e sem ter a noção do que está acontecendo com a realidade. O mais indicado é acionar imediatamente um serviço profissional, como o SAMU, corpo de bombeiros, serviço especializado de remoção ou clínica especializada para prestar socorro e auxílio.

QUAL O TRATAMENTO PARA QUEM TEM SURTO PSICÓTICO?

O tratamento deve ser indicado após exames com médicos e especialistas da área.

Entre os principais tratamentos para sintomas psicóticos, estão os medicamentosos e os psicoterapêuticos. Eles podem ser realizados de forma isolada ou em conjunto, dependendo das causas do problema e do estágio em que a pessoa se encontra.

Em casos de consumo abusivo de substâncias psicoativas, os sintomas podem passar após o término dos efeitos da substância. Porém, se isso não ocorrer, serão necessárias outras medidas além da simples desintoxicação para tratar o surto psicótico, como o uso de medicamentos, acompanhamento psicológico e até mesmo internação.

Alessandro Marcel de Carvalho.

Gostou da matéria?

Toda semana abordarei um tema diferente e importante.

Você também poderá participar das matérias deixando sua indicação sobre um assunto nas minhas redes sociais.
Ela será analisada e poderá ser tema da próxima publicação.

PARTICIPEM!!!

Acesse meu Instagram e acompanhe as postagens.

Instagram: @psicomarcel73
Facebook: psicomarcel73