A região do litoral norte do estado de São Paulo ultrapassou os 14 mil casos de dengue e atingiu o número de cinco vítimas fatais. Os dados foram divulgados pelas prefeituras das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, que afirmam que estão realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Dentre as ações de combate, Ubatuba, que já confirmou 4.278 casos de dengue e três óbitos, vem realizando mutirões diários, serviços de nebulização, ações educativas em escolas, distribuições de panfletos, colocação de faixas e vacinação contra a doença para crianças de 10 e 11 anos que começou no último dia 08 de maio. Além do mais, um Centro de Atendimento à Dengue (CADE) na UBS Cícero Gomes, na região central da cidade, foi criado para atender os pacientes com suspeita ou confirmação da doença, com funcionamento diário, incluindo sábados e domingos.
Já Caraguatatuba, que está com 4.317 casos positivos e um óbito confirmado, tem dado foco para as ações contra a dengue também de forma diária em lugares onde são registrados índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, a partir da Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Para mais, bloqueio mecânico estão sendo executados para eliminar criadouros e aplicar inseticida nas regiões com notificações de casos positivos. Em 2024, já foram realizados mutirões feitos por servidores da prefeitura e voluntários que visitaram casa a casa orientando sobre a importância de eliminar focos do mosquito.
A vacinação contra a dengue em Caraguatatuba será iniciada na próxima segunda-feira (13), por meio de agendamento do aplicativo 156. A cidade recebeu do Governo Estadual até o momento 2.321 doses, porém o público alvo contempla 8.509 pessoas, de 10 a 14 anos.
Em São Sebastião, a Secretaria de Saúde (SESAU) confirmou 3.193 casos de dengue e a morte de um homem de 27 anos, morador de Barra do Sahy. Entre as ações de combate à doença, agentes de controle de endemias realizam nos bairros o controle de criadouros com a eliminação de larvas do mosquito. Ademais, a prefeitura tem programado uma agenda para dar acesso à população ao nebulizador veicular por diversas ruas da cidade. Assim como Ubatuba, a vacinação em São Sebastião se iniciou na última quarta-feira (8) para crianças de 10 a 11 anos.
Até o momento, Ilhabela registrou 2.786 casos positivos de dengue, mas foi a única cidade da região que não registrou nenhum óbito decorrente da doença. Segundo a prefeitura, agentes de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde fazem vistorias em residências e em pontos estratégicos em busca de focos de infestação do mosquito. Ao todo, já foram vistoriados 26 mil imóveis e 950 pontos estratégicos, como descartes de sucatas e depósitos.
Além disso, por meio das secretarias de Educação, serviços Urbanos e Meio Ambiente, ações em escolas, eventos e locais estratégicos estão sendo realizados, em Ilhabela, para conscientizar a população sobre os riscos da doença e a forma de prevenção. Na cidade a campanha de vacinação contra a dengue começou no último dia 07 de maio e até o momento foram contabilizadas 100 doses da vacina.
Redação/Tamois News

x
