São Sebastião já registra 209 casos confirmados de coronavírus. Na última sexta-feira (8), eram 186 casos. Atualmente, doze pessoas estão internadas. A cidade registra ainda duas mortes por Covid-19.
O Litoral Norte contabiliza agora 332 casos confirmados de coronavírus. Caraguatatuba tem 62 casos; Ubatuba, 33; e, Ilhabela, 28 casos. Seis pessoas já morreram de coronavírus na região.
Os novos números da Covid-19 em São Sebastião foram informados pelo prefeito Felipe Augusto, em sua tradicional live, das 19h30, nas redes sociais. Hoje, ele esteve acompanhado do médico Juan Lambert e da empresária Niuara Tedesco, que preside a Associação de Hotéis e Pousadas de Maresias.
Segundo o prefeito Felipe Augusto, os bairros da Topolândia e Pontal da Cruz registram o maior número de casos de Covid-19 no município.
Ainda, segundo o prefeito, existem casos confirmados de Covid-19 em todos os bairros da cidade. Ele comentou ainda, que os casos aumentam muito nos feriados prolongados, conforme mostram as pesquisas feitas pela prefeitura.
O prefeito explicou ainda que já são 3.139 casos de síndromes gripais e que, a partir de agora, esses pacientes passarão por teste de Covid-19.
O médico Juan Lambert disse que a chegada do inverno facilita a transmissão do vírus. Segundo ele, dobrou o número de atendimentos na UPA, passando de 20 para 40 atendimentos por dia.
Praias
Após consultar o comitê de enfrentamento a pandemia de coronavírus, o prefeito decidiu liberar o uso das praias para atividades individuais, de segunda a quinta-feira. Esportes coletivos continuam proibidos.
O prefeito disse que as pessoas poderão caminhar (com máscara), pedalar (com máscara), nadar, praticar stand up, canoagem (individual) e surf. Será proibido futebol, uso de guarda-sóis e qualquer tipo de aglomeração nas praias.
Às sextas, sábados e domingos as praias permanecerão fechadas e com rígida fiscalização pela prefeitura, através da GCM (Guarda Civil Municipal).
Pesquisa
O comitê, que trata da retomada das atividades comerciais após a quarentena, inicia amanhã uma pesquisa online com todos os segmentos do comércio da cidade para fazer um raio x da situação de cada segmento. A pesquisa poderá ser acessada no site da prefeitura da cidade.
Segundo Niuara Tedesco, que integra o comitê, um dos principais parâmetros da retomada será a ocupação dos leitos UTI no município. Segundo ela, se a ocupação ultrapassar a 50% dos leitos a retomada será inviabilizada.