Caraguatatuba Cidades

Com 56 casos de dengue, Caraguá intensifica combate aos criadouros do Aedes aegypti

Tamoios News

Com resultado de Avaliação de Densidade Larvária de 3.5, a cidade de Caraguatatuba segue em estado de alerta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Segundo a prefeitura, a cidade já registra 56 casos de dengue em 2020. No ano passado, foram mais de 3.200 casos e sete mortes na cidade.

Para mobilizar toda a população nesta luta, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove o Programa “Minha Família Sem Dengue” em todo o município.

Dando continuidade nas ações de combate a criadouros no município, amanhã, sexta-feira (7), a operação será finalizada no bairro Indaiá.

Os bairros com maior número de casos positivos ou que estão em áreas de risco contra a doença, recebem Operações Cata-Trecos desde o dia 25 de janeiro, quando a primeira ação ocorreu no bairro Rio do Ouro. Somente desta primeira mobilização, foram retirados três caminhões de materiais que acumulam água que foram descartados pelos moradores.

Conforme agenda pré-divulgada, na segunda-feira (03) e na terça-feira (04), os bairros Praia das Palmeiras e Jardim Britânia também receberiam a Operação Cata-Treco. Em função das fortes chuvas ocorridas em Caraguatatuba, estas ações serão agendadas para a próxima semana com prévia divulgação nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba.

O principal objetivo da ação é fazer com que a população aprenda a contribuir para controle e redução do número de casos de dengue. Esta força tarefa conta, em especial, com a Operação Cata-Treco, que passará pelos bairros com maior número de casos positivos de dengue.

A ação tem como intuito recolher estes materiais deixados por moradores. O trabalho é sempre realizado, das 8h às 14h, e todos os bairros envolvidos receberão avisos antes das ações por meio de moto e carro de som.

Todo este trabalho conta com 65 agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue”, que percorrem casas com coletes e crachás de identificação. Durante a ação também ocorre distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

Carro e moto de som passarão pelos bairros para lembrar o morador da importância da ação e convocar a limpar o seu quintal e deixar para fora de sua residência objetos que acumulam água e que possam ser vetores para criadouros.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala sobre a importância da participação direta de todos no combate à dengue. “Nossos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue estão passando diariamente pelos bairros para orientar a cada morador sobre como eliminar corretamente criadouros do mosquito da dengue. Pedimos para que se atentem aos coletes e crachás de identificação e receba-os. Além disso, limpem seus quintais e descartem o que acumula água para retirarmos com nossos caminhões”, alertou.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou em 2020, 368 notificações de dengue. Destas, 56 casos foram confirmados como positivos e 312 negativos até a última terça-feira (04/02).

Confira o cronograma da primeira semana de mutirões:

Sexta-feira (07/02) – Indaiá

Horário: Das 8h às 14h