Cidades Geral

Com Alckmin, Colucci articula defesa da economia metropolitana no processo de concessão do Porto de São Sebastião

Tamoios News

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, de Jacarei, Celso Florêncio, operadores portuários e representantes de sindicatos  estiveram  na terça-feira (5), em Brasília para uma reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para discutirem a concessão do Porto de São Sebastião. Colucci representou os 39 prefeitos da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale-LN), da qual é presidente do Conselho de Desenvolvimento, reforçando seu papel como principal interlocutor regional junto ao Governo Federal, onde defendeu mudanças no modelo de concessão do Porto.

Também presidente da Associação Brasileira dos Municípios Produtores de Petróleo (Abramt), Colucci levou ao vice-presidente a preocupação com os impactos do novo modelo de concessão sobre a economia da RMVale-LN, que tem no Porto de São Sebastião um eixo estratégico para a logística e competitividade de centenas de empresas instaladas na região.

“Nosso posicionamento é claro: não podemos aceitar um modelo que concentre operações, limite a concorrência e coloque em risco o abastecimento e o desempenho econômico de uma das regiões mais dinâmicas do Estado de São Paulo. O desenvolvimento precisa ser construído com diálogo e respeitando a vocação econômica dos nossos territórios”, afirmou Colucci.

Colucci destaca ainda que vice-presidente Geraldo Alckmin conhece profundamente a realidade da região, tendo iniciado, enquanto governador de São Paulo, a obra da Nova Tamoios – via essencial para a ligação do Vale do Paraíba com o Litoral Norte. “A Nova Tamoios representa um marco logístico que fortalece naturalmente as operações do Porto de São Sebastião. Alckmin sabe da importância estratégica dessa integração para a nossa economia regional, o que torna esse diálogo ainda mais produtivo”, comentou Colucci.

O Porto de São Sebastião movimenta uma cadeia logística integrada que atende desde a indústria até o comércio regional, com forte impacto em municípios como São José dos Campos, Jacareí, Lorena, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião e Taubaté. Para Colucci, o modelo de arrendamento deve ser parcial, garantindo liberdade econômica, infraestrutura moderna e segurança jurídica aos operadores atuais. “Essa é a única forma de garantir crescimento sustentável e fortalecimento da economia metropolitana”, pontuou.

Colucci ainda defendeu uma governança compartilhada entre União, Estado e municípios. “O momento exige união e protagonismo regional. Estamos falando de uma estrutura vital para o desenvolvimento do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. O Governo Federal precisa ouvir as cidades e construir soluções com base na realidade de quem vive e gera riqueza aqui.”

prefeito de Jacarei, Celso Florêncio, prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, vice-presidente Geraldo Alkmin e prefeito da Ilhabela Toninho Colucci

Participaram da reunião o prefeito de Jacarei, Celso Florêncio, prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, os empresários Rafael Della Guardia e  Ricardo Gonçalves, representando os operadores portuários, José de Melo, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de São José e o diretor jurídico Dr. Adem, o presidente da Abividro, Lucien Belmonte. Pelos sindicatos participaram  Pedro Henriques, representando a Intersindical, Robson Ceará, como Diretor de Assuntos Portuários da Prefeitura de São Sebastião e Felipe Zangado,  presidente do Comporto.

Fonte: Prefeitura municipa de Ilhabela