Cidades Notícias Ubatuba

Com apoio da Fundação Florestal, Prefeitura e ITESP, encontro da Rede Juçara Paulista esteve em Ubatuba

Tamoios News
Foto: Divulgação PMU

Produtores, coletores e beneficiários da palmeira juçara participaram do encontro da Rede Juçara Paulista realizado em Ubatuba nesta semana. O encontro contou com visitantes do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Serra do Mar, além dos produtores locais das comunidades quilombolas da Caçandoca, Camburi e Fazenda da Caixa,  comunidade indígena da Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, e as comunidades tradicionais caiçaras do Peres e Sertão do Ubatumirim.

A iniciativa é uma realização da Fundação Florestal do Instituto de Terras de São Paulo – ITESP e da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio das Secretarias de Pesca e Agricultura e de Educação, além da nutricionista Cláudia Rafaeli.

Foi realizada roda de conversa e dinâmica que aconteceu no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, contando com a participação de cerca de 100 pessoas. A temática principal discutida girou em torno do fortalecimento da rede produtora de juçara em toda região, abordando o modelo de negócio para o futuro da cadeia produtiva; marketing e identidade territorial da juçara; e, compensação pelo engajamento ecológico dos que optam pela produção da juçara com sustentabilidade.

Além disso, os participantes puderam trocar experiências e fortalecer os relacionamentos dentro da rede regional. Durante a dinâmica, foram formados grupos reunindo produtores de diferentes regiões, que discutiram entre si dificuldades da cadeia produtiva da juçara e possíveis soluções.

Os produtores vindos de localidades fora de Ubatuba puderam visitar a Escola Municipal Padre José de Anchieta para conhecerem a estrutura utilizada nas escolas da rede municipal; houve também uma roda de conversa com os nutricionistas Guilherme Fernandes e Ricardo Blasques, da Seção de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, tendo como objetivo conhecer a experiência exitosa de Ubatuba na introdução dos produtos da juçara na alimentação escolar, para a implementação da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE em seus municípios, através da compra dos produtos da juçara dos agricultores familiares locais.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU