Geral

Com chamadas unificadas por DDD, ligações ficam mais baratas em 38 cidades e incluem o Litoral Norte

Tamoios News

Novas tarifas entraram em vigor no último domingo; uso do DDD 12 antes das ligações entre cidades da região foi descontinuado

Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba

Os moradores do litoral passaram a pagar como locais as ligações realizadas entre 38 cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Desde o último domingo (30), por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as chamadas nesses trechos foram unificadas e dispensam o custo do interurbano.

Com a mudança, além da previsão de redução dos custos das ligações em cerca de 60%, caiu a necessidade de incluir o código da operadora e o DDD da cidade para completar uma ligação. As quatro cidades do Litoral Norte foram beneficiadas com a nova modalidade de ligações.

Essa mudança foi anunciada no primeiro semestre desse ano pelo governador Geraldo Alckmin. Segundo ele contou na época, essa era uma demanda antiga e foi possível incluí-la na revisão periódica feita pela Anatel. O prazo para a nova modalidade de cobrança era abril, mas houve um pedido de adiamento.

Segundo a agência, a proposta foi atendida porque o objetivo é que as cidades distribuídas em regiões metropolitanas tenham a cobrança tarifária de chamadas locais entre elas, desde que possuam o mesmo código DDD, o que foi da RMVale.

Nesse caso, apenas o município de Igaratá ficou de fora das alterações, por possuir o prefixo 11, diferente do utilizado em todos os demais, que é o 12.

Considerando o valor atual das ligações, sem acréscimos de impostos, o custo por minuto é de R$ 0,08. Nesse caso, uma pessoa que more em Ubatuba, pagará por uma ligação para São José dos Campos, o mesmo valor de uma ligação realizada para outro número fixo dentro da cidade.

Deixe um Comentário