Município promove audiências públicas em junho para discutir assunto com a comunidade e implantar serviço
Por Juliane Zapparoli, de Caraguatatuba
A coleta seletiva de lixo é um procedimento que equivale à separação e o recolhimento dos detritos descartados por empresas e pessoas. Assim, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). O assunto será discutido em uma audiência pública em Caraguatatuba, no próximo dia 6 de junho.
Recentemente, a Prefeitura de Caraguá divulgou a contratação de uma empresa para coleta seletiva de lixo em todo o município. Segundo informou a administração municipal, o processo está em andamento para licitação.
Após a implantação da coleta seletiva, Caraguá estima que diminuirá cerca de 40% o lixo levado para Jambeiro.
“Faço coleta seletiva em casa, pois na minha cidade [Santa Branca] tinha e sei da importância de separar o lixo em sacolas diferentes, mesmo não tendo o serviço aqui [em Caraguatatuba]. É necessário esclarecer a população sobre a importância que a coleta seletiva trará para nossa cidade”, afirmou a dona de casa e estudante, Célia Amaral.
Ex-proprietária de uma empresa de coleta seletiva de Joinville (SC), onde atuou por oito anos, Cristiane Demarchi mora em Caraguatatuba e diz que a coleta seletiva é importante para minimizar os impactos ambientais e aumentar a vida útil dos aterros sanitários.
“Sabemos que já ocorreram alguns acidentes com este transporte na serra, onde todo lixo e chorume (líquido escuro do lixo) escorreu para o solo afetando o lençol freático”, completou.
A ideia da gestão Aguilar Junior (PMDB) é reforçar os serviços das cooperativas gerando mais empregos e renda ao cidadão.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Marcel Georgetti, destaca a importância da coleta seletiva para a sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixos” podem ser reutilizados. “Sem essa separação não é possível reciclar nenhum material que é recolhido pelos serviços comuns das prefeituras”, disse.
Segundo a prefeitura, o serviço em Caraguatatuba será levado a todos os bairros e a coleta será feita porta a porta, em residências, condomínios, comércios, órgãos públicos, entre outros pontos.
Reuniões – Serão realizadas duas audiências públicas. A primeira será no dia 6 (terça), às 19h, no auditório do Módulo – Campus Centro.