Em relação às cidades da região, o arquipélago foi o local onde houve maior número de mudanças desde os anúncios dos primeiros pré-candidatos
Por Ricardo Hiar, de Ilhabela
A corrida eleitoral para a Prefeitura de Ilhabela ainda promete reviravoltas. Negociações e novas alianças estão redesenhando o cenário do pleito, na reta final para as oficializações das candidaturas. Por conta disso, as convenções no arquipélago começam apenas neste fim de semana e serão concluídas próximas ao prazo máximo estabelecido pela justiça, em 5 de agosto.
O PR seria o primeiro a realizar a convenção, mas o encontro que aconteceria no sábado (30), para oficializar Adílio Lenzolari como candidato a prefeito foi cancelado e não tem uma nova data agendada.
Neste caso, o primeiro grupo a oficializar uma candidatura será do PMDB, que no domingo (31) se reunirá para confirmar Márcio Tenório como candidato à prefeito. A reunião acontece a partir das 9h, na sede da legenda, que fica na rua Luiz Ameixeira, 198 – Perequê.
O candidato à vice, porém, ainda não está definido. Conforme Tenório, dos oito partidos já coligados, quatro sugeriram opções para vice. As conversas estão sendo finalizadas e uma reunião prevista para o domingo de manhã deverá bater o martelo sobre quem vai compor a dobradinha.
O grupo de apoio à Márcio Tenório sofreu a perda de uma sigla nesta semana. O presidente do PT do B assumiu uma secretaria no governo do atual prefeito Toninho Colucci e levou a legenda para coligar com o PPS. Apesar disso, houve uma divisão no partido e alguns correligionários mantiveram o apoio à Tenório.
Um deles foi Osvaldo Gomes Filho, o Dr. Osvaldo, que chegou a lançar sua pré-candidatura para as eleições de outubro, mas depois abriu mão. Ele era um dos nomes cotados para ser vice da chapa do PMDB, mas com a decisão da presidência do PT do B, essa intenção foi frustrada. Outro pré-candidato que desistiu de concorrer ao pleito para apoiar a candidatura do PMDB é Nuno Gallo, do PHS.
Já o PPS realiza também no domingo, às 9h, a reunião para oficializar a candidatura de Lídia Sarmento. O evento será Praça Allan Kardec, na Barra Velha, a partir das 9h.
A pré-candidata do PSDB, Maria Inêz Fazzini, afirmou que a convenção do partido deve ocorrer entre o dia 2 e 3 de agosto e que dependerá de orientações da diretoria Estadual.
Juliana Sorti, do PTB, agendou a convenção para oficializar seu nome na disputa das eleições municipais para o dia 5 de agosto. Quem fará dobradinha com ela será César de Tulio, que chegou a lançar seu nome como pré-candidato a prefeito, mas resolveu firmar a parceria com Juliana. O encontro ocorrerá no escritório do PTB, que fica em frente ao Fórum de Ilhabela.