Segundo Artesp, vistorias ainda são necessárias para avaliar o cumprimento de questões contratuais antes do início da cobrança
As duas praças de pedágios instaladas na rodovia dos Tamoios já estão prontas no que se refere à questões estruturais. Apesar disso, o início de cobranças das tarifas, que juntas são estimadas em R$ 9,10, ainda não foi anunciado. Em nota, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) voltou a afirmar que ainda não há previsão para o início de cobrança de pedágio na Tamoios.
Segundo informou, a agência está realizando vistorias rotineiramente nas obras para verificar a realização das obras previstas no PII (Programa Intensivo Inicial).
“Depois que as vistorias apontarem que todas as intervenções foram realizadas, os relatórios são analisados pela diretoria da Agência. A liberação da cobrança de pedágio depende de autorização da Diretoria, com base nos relatórios das áreas técnicas”, disse trecho da nota. A decisão também deve ser publicada no Diário Oficial do Estado.
Conforme o contrato firmado entre a concessionária e o Governo do Estado, desde o mês de abril seria possível o início da cobrança dos pedágios. Para tal, uma série de requisitos precisariam ser atendidos para que a atividade fosse liberada. Apesar disso, uma das praças não ficou pronta em tempo, o que ocorreu apenas neste mês de maio.
Além do prazo mínimo de concessão de um ano para o início da cobrança, os pedágios estão condicionados a realização de 6% da obra de duplicação da Tamoios, referente ao trecho de serra, além da execução de melhorias no asfalto, sinalização, segurança e iluminação da via.