Cidades

Começam as obras do Hospital Estadual de São José dos Campos

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

O anúncio do início da construção foi feito pelo governador Geraldo Alckmin

A próxima ordem de serviço será para obra do Hospital Regional do Litoral Norte

Começaram nesta quarta-feira (16) as obras do Hospital Estadual de São José dos Campos, uma parceria público-privada (PPP) entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a empresa Construcap. O anúncio do início da construção foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, que esteve na cidade do Vale do Paraíba nesta manhã. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, que preside o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale), acompanhado pelo secretário municipal de Governo, Luizinho Faria. “Nós estamos iniciando hoje a obra do importantíssimo hospital estadual 100% gratuito para atender a população de São José dos Campos e da região. Vai ser uma importante referência regional”, disse o governador.

Presidente do Conselho da RM Vale, o prefeito Toninho Colucci também falou sobre a importância da obra para a região. “É uma obra importante pra todo o Vale do Paraíba e também para o Litoral Norte, afinal, são 45 vagas de UTI e novos leitos, o que vai desafogar por exemplo o Hospital Regional de Taubaté”, frisou Colucci.

O investimento total para a implantação do novo serviço, incluindo obra civil, equipamentos médicos e mobiliários, tecnologia de informação, instrumentação cirúrgica e transporte, será de R$ 217,1 milhões, e a entrega do prédio está prevista para acontecer daqui 30 meses.

O complexo de São José dos Campos ficará localizado entre a Rua Icatu e a Avenida Goiânia, no bairro do Parque Industrial, zona sul da cidade, e será voltado ao atendimento de média e alta complexidades, principalmente nas especialidades de traumatologia, ortopedia, neurocirurgia e especialidades relacionadas.

A nova unidade terá 178 leitos, sendo 44 de UTI, nove salas cirúrgicas, além de serviço de apoio diagnóstico por imagem, endoscopia e terapia. O hospital também receberá a certificação de Qualidade Nacional e Internacional.

O contrato entre a Construcap e o Estado terá duração de 20 anos, com previsão de aportes e incorporação de novas tecnologias durante esse período. As obras serão financiadas com empréstimo do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), que posteriormente será pago pelo governo do estado. No entanto, como o Ministério da Fazenda ainda não liberou o recurso, o governo do Estado decidiu investir R$ 7 milhões do tesouro estadual para dar início à construção do hospital.

Hospital do Litoral

Toninho Colucci informou que a obra do Hospital Regional do Litoral Norte, que será feita em Caraguatatuba, deve iniciada até o fim do ano. “O processo licitatório do Hospital Regional do Litoral Norte já está aberto, mas é uma licitação internacional, pois tem recursos do BID, por isso é mais demorada. Até novembro processo licitatório terminado e a expectativa é que a ordem de serviço já seja assinada em dezembro”, destacou o presidente do Conselho da RMVale. Colucci ainda comemorou a confirmação de uma unidade da rede de reabilitação Lucy Montoro para atender toda a região e que será instalada em Taubaté.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.