Comércio São Sebastião

São Sebastião tem primeira loja colaborativa da cidade

Tamoios News

Localizada no Centro Histórico, produtores dividem o espaço com artigos de decoração, vestuário e artesanato, dentre outros

 

Compartilhar bens e serviços é algo que sempre existiu em nossa cultura e que tem se popularizando, na última década, com o aporte da tecnologia. Seguindo essa tendência, a designer Agis Variani teve a ideia de montar a primeira loja colaborativa de São Sebastião, junto com sua amiga Daniella Pasin.  “Decidimos abrir a Arkhé, porque percebemos que tínhamos uma carência de espaço na cidade em que produtores artesanais e artísticos pudessem expor seus trabalhos sem as preocupações inerentes à abertura, custos e administração de uma loja única”, explica.  Marcas consagradas como Airbnb e Uber foram construídas com o conceito de economia compartilhada.

Para montar a loja colaborativa, Variani realizou uma curadoria dos produtos, com o objetivo de oferecer um mix de ofertas aos consumidores. Há opções para uso pessoal, para casa e para presentear alguém. Os itens estão em constante renovação e muitos deles são exclusivos. Como resultado, todos saem ganhando: “o produtor tem um ponto de venda barato ao compartilhar os custos entre os demais, o consumidor tem acesso a uma boa variedade de produtos no mesmo lugar e o lojista cuida de tudo e obtém lucro através de um percentual cobrado sobre as vendas. Esse é o mote da economia compartilhada”.

Aberta há quase dois meses, a loja está localizada no Centro Histórico, próximo à Igreja Matriz e tem, por enquanto, 15 marcas de alimentação, vestuário, joias, cerâmica, mosaicos, artesanato mineiro e aromatizadores, dentre outras, dividindo o espaço.  Alguns nomes conhecidos da cidade estão por lá, como a ceramista Silvia Araújo, a contadora de causos e histórias sobre a vida cotidiana caiçara, dona Neide Palumbo, e a proprietária da marca Cozinha & Cia, Glaucia Paiva Pires.  Para 2019, Variani pretende realizar workshops de arte e artesanato para o público em geral.

A Arkhé fica aberta de segunda a sábado, das 11h às 19h30, na Praça Antonio Argino, nº 110, loja 2. Não deixe de conhecer.

 

 

Confira quem são os expositores da loja colaborativa Arkhé:

  1. AzulBlu
  2. Aura Aromatizadores e Lembrancinhas
  3. Art’s Si Sabonetes
  4. Carol Pires – Artesanato em Crochê
  5. Cozinha & Cia – Mosaicos, patchwork, etc.
  6. Dona Neide Palumbo – bonequinhas caiçara e bordados
  7. Ria Weergang – Designer de Jóias e Ourives holandesa
  8. Cat Baby – que doa parte de seus lucros para a ONG Cia das Patas
  9. Mimos y Detalles – Artesanato mexicano
  10. Mercado das Artes – representado pelo Atelier do Gato, Atelier Buriti e Arte Tear
  11. Cerâmica com Arte – da ceramista Silvia Araújo
  12. Biquinho – Conserva, geleia e molho de pimenta artesanais
  13. Mantekatu – Pastas veganas artesanais
  14. TG Closet – Camisetas e bolsas
  15. Fabiteliê – String arte
  16. Nicia Guerriero – fotógrafa

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.