Corpo de Bombeiros dá orientações para reduzir os riscos de acidentes
A temporada de verão chega ao final, diminui o fluxo de turistas e veranistas nas praias, mas diariamente o Corpo de Bombeiros é acionado no litoral norte para resgate de pessoas em praias e costeiras. E todo cuidado é pouco para curtir o mar com muita segurança. Segundo a corporação, cerca de quatro mil pessoas são salvas por ano pelos Guarda-Vidas nas praias da região.
Para que a alegria e a diversão não acabem em tragédia, confira as dicas do Corpo de Bombeiros de como se comportar, prevenir acidentes e afogamentos.
Orientações
Obter informações sobre locais seguros para o banho de mar, obedecer às placas de sinalização e dar preferência às praias protegidas com guarda-vidas é muito importante. E água no umbigo, sinal de perigo!
O que fazer se não der pé? Caso a pessoa sinta a correnteza puxando para o mar, ficar calmo, sinalizar e nadar paralelamente à praia até conseguir ajuda de alguém próximo.
Caso vejam alguém se afogando, acionar o Corpo de Bombeiros. É muito perigoso tentar salvar uma vítima de afogamento sem treinamento adequado. Não coloque sua vida em risco.
Álcool e mar não combinam. O álcool inibe a noção do perigo facilitando o afogamento. Não entrar no mar caso tenha ingerido bebidas alcóolicas.
Não confiar em boia, espaguetes, colchões de ar, entre outros, pois dão a falsa impressão de segurança e são facilmente arrastados pela correnteza, além de dificultar o trabalho do guarda-vidas.
Evitar pedras e costeiras, pois são escorregadias e dificultam a prestação de socorro.
Utilizar pulseiras de identificação para crianças e manter as crianças sob seu campo visual, pois elas se perdem com facilidade.
Proteger do sol é fator de extrema importância. Cuidar da pele, não deixar de aplicar o produto antes da exposição solar e reaplicar a cada duas horas, ou após o banho de mar.
O que fazer em caso de acidentes com animais marinhos?
Águas vivas e caravelas a recomendação é lavar o local com água do mar ou vinagre, não fazer o uso de água doce e não retirar tentáculos sem proteção nas mãos.
Ouriços do mar quando pisados se quebram dentro do pé, causam dor e até infecção. Deve-se procurar ajuda médica.
No caso de acidentes com bagre deve-se lavar o local e procurar atendimento médico. Seus ferrões não devem ser retirados pois pode aumentar a gravidade do ferimento.
Em caso de acidentes o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo 193, se possível sinalizar o local para evitar outro acidente, fornecer ao atendente o endereço correto e pontos de referência do local, informar o número e condições das vítimas envolvidas. Se possível, não movimentar a vítima, aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros e manter a calma.
Conheça o Corpo de Bombeiros:
www.corpodebombeiros.sp.gov.br
https://www.facebook.com/corpodebom
https://www.instagram.com/corpodebombeirosdapmesp
Tweets by BombeirosPMESP
https://viafacil2.policiamilitar.sp.gov.br