Com a pandemia e o crescente desemprego, muitos ficaram sem saber como será a vida profissional em 2021. Afinal, destacar-se na carreira, seja através de um cargo novo e até mesmo uma promoção, sempre foi um grande desafio, que se intensificou por conta da crise.
Para Renata Motone, consultora de Recrutamento e Seleção da Luandre Middle, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, quem deseja sucesso profissional no próximo ano precisa de planejamento: “é importante criar metas, mas, para que elas se realizem é fundamental definir uma estratégia e trabalhar em cima dela”, diz.
Se a dúvida está em “por onde começar”, a especialista preparou algumas dicas para quem quer se destacar no mercado de trabalho e planejar uma carreira de sucesso em 2021. Confira:
1 – Traçar objetivos
Para definir qual caminho seguir é preciso primeiro entender com o que esse profissional se identifica. “Para não criar expectativas irreais, que não estejam alinhadas com o perfil desse profissional, o primeiro trabalho é identificar competências e habilidades. Assim é possível começar a traçar uma linha de carreira que seja satisfatória em longo prazo”, afirma Renata.
2 – Investir em especialização
Após traçar essa linha, o profissional precisa descobrir quais cursos e especializações são necessários para alcançar essa meta. “É sempre importante buscar aprimorar a especialização e investir em cursos constantemente, para estar apto a realizar as funções ao qual se propor”, diz Renata.
3 – Criar metas
Com o objetivo traçado e as especializações em curso, entra a etapa de definir quais serão os próximos passos. Para a especialista, as metas não podem ser impossíveis de serem alcançadas: “é importante criar metas SMART – específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Com pequenos objetivos diários concluídos, fica mais fácil atingir o propósito final”.
4 – Estabelecer prazos
Embora pareça tentador apenas colocar todos os desejos para 2021 no papel, o mais importante é colocar o prazo de conclusão para cada uma dessas metas. Estipular datas e horários de conclusão é uma estratégica para evitar a “autossabotagem”. “Nosso cérebro funciona melhor com prazos, caso deixe algum deles passar, avalie o motivo e não desanime! Determine em seguida quando será sua próxima conclusão”.
5 – Parar de procrastinar
Quando tarefas são adiadas ou metas são jogadas para as segundas-feiras, a conquista do sucesso profissional parece inalcançável. “Reconhecer que a procrastinação está afetando o seu desempenho é o primeiro passo” afirma a especialista. “Para driblar esse monstro, que atinge profissionais de diferentes setores, o uso de ferramentas de organização de tarefas – como planners e aplicativos – e a implementação de uma rotina saudável de alimentação e exercícios, pode ajudar”, finaliza.