Cidades São Sebastião

Comporto manifesta repúdio à conduta do presidente da Cia Docas de São Sebastião

Tamoios News
Reunião do Comporto com o ministro de Portos e Aeroportos Silvio costa Filho e o prefeito de São Sebastião Reinaldinho Moreira - Imagem:Comporto

O Comitê de Desenvolvimento do Porto de São Sebastião (Comporto), entidade que reúne representantes de setores econômicos, acadêmicos, sindicais e autoridades intervenientes relacionados ao vetor portuário de São Sebastião -SP, por meio de seu presidente que abaixo assina, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à conduta adotada pelo diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), Sr. Alexandre Ernesto Corrêa Sampaio, que durante a visita institucional do Ministro dos Portos e Aeroportos, Exmo. Sr. Silvio Costa Filho, acompanhado do Deputado Federal, Exmo. Sr. Maurício Neves, Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, realizada em 21 de outubro de 2025.

É inadmissível que o presidente da CDSS, em pleno exercício de seu cargo público, tenha impedido o Exmo. Sr. Prefeito Municipal de São Sebastião, Reinaldo Alves Moreira Filho, de participar de reunião às portas fechadas com autoridades federais, ao mesmo tempo que permite que outras autoridades dos municípios vizinhos participem, ignorando flagrantemente a sua autoridade legítima e o direito à participação nos debates fundamentais para o futuro do porto e da cidade.

O Prefeito Reinaldo Alves Moreira Filho tem lutado incessantemente em prol do desenvolvimento sustentável do Porto de São Sebastião, de maneira a preservar a atuação dos operadores portuários locais e da classe trabalhadora avulsa, cujo inestimável esforço tem sido fundamental para que o Porto alcance recordes consecutivos na movimentação de cargas, fruto da cooperação entre as classes patronais e laborais e dos avanços promovidos na modernização, empregabilidade e atração de novas cargas.

Ao adotar postura desrespeitosa e excludente, o presidente da CDSS não apenas desconsidera a autoridade do Prefeito, mas fere os princípios de respeito, responsabilidade e transparência que devem reger a relação entre a administração do Porto, os trabalhadores, os operadores e a sociedade sebastianense. Essa conduta representa um grave retrocesso nas relações institucionais, comprometendo a confiança construída ao longo de anos de cooperação mútua e desenvolvimento sustentável da região.

O Comporto reafirma seu total apoio ao Prefeito Reinaldo Alves Moreira Filho e reforça seu compromisso com o avanço do Porto de São Sebastião, ao mesmo tempo que entende que medidas podem e devem ser adotas pela autoridade portuária para restabelecer um ambiente institucional pautado no respeito, na ética e no espírito democrático.

São Sebastião, 23 de outubro de 2025.

Luiz Felipe da Costa Santana

Presidente do Comporto