Cidades São Sebastião

COMPORTO publica nota de agradecimento ao prefeito de São Sebastião

Tamoios News
Porto de São Sebastião - SP - Imagem: COMPORTO

Com grande sabedoria e articulação política do Prefeito Reinaldinho, o porto de São Sebastião abre caminhos para manter um berço público para uso de todos os usuários e membros do setor portuário local.

Há dois anos o Comitê de Desenvolvimento do Porto de São Sebastião – COMPORTO, vem trabalhando arduamente para que o projeto de Arrendamento do setor portuário seja o mais benéfico para todo setor, cidade, região e para o parque industrial dependente do nosso porto para o desenvolvimento das suas atividades.

Ao longo desses dois anos, foram várias as reuniões em Brasília, reuniões virtuais, estudos, articulações políticas em todos os níveis, envolvendo a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, a Câmara Federal por intermédio de diversos Deputados Federais, Prefeitos da Região, Regional Metropolitana do Vale do Paraíba – RMVale, reuniões no Palácio do Planalto, Casa Civil Federal, PAC, Secretaria Nacional dos Portos, Vice Presidente da República e etc.

Mas foi na terça-feira (14) que o setor conseguiu respirar um pouco aliviado com os ventos que sopram de Brasília.

Numa reunião articulada pelo Prefeito de São Sebastião, parceiro de primeira hora dessa luta portuária travada por toda comunidade local, ele conseguiu obter do Ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, a palavra empenhada de que um berço do novo arrendamento do Porto será mantido como público.

O que permitirá que haja a manutenção das atividades desenvolvidas pelos atuais operadores portuários, mantendo vivo o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores portuários avulsos, bem como a manutenção de todos os empregos hoje existentes, abrindo ainda a chance de novas vagas de emprego.

Essa medida e decisão tomada ontem em Brasília pelo Ministro, através dessa ação política encabeçada pelo Prefeito Reinadinho, com o apoio do Deputado Marcos Pereira do Republicanos e participação efetiva da Comunidade Portuária através do COMPORTO sela o desejo e os anseios daqueles que trabalham e vivem da atividade logística portuária em nossa região.

Agora restam os ajustes técnico finais, no qual o COMPORTO em parceria com a Prefeitura e seu Departamento responsável pelo setor portuário já estão em negociações diretas com o Secretário Nacional de Portos, senhor Alex Sandro Ávila, para que o edital seja publicado de acordo com os anseios desejados para o desenvolvimento sustentável da atividade portuária sebastianense.

São Sebastião, 15 de outubro de 2.025

Presidente do Comporto: Luiz Felipe da Costa Santana