Comunicado Marinha do Brasil

Marinha alerta sobre possibilidade de ventos e ressaca nesta quinta(28)

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), participa que os ventos provocados pelo ciclone tropical reduziram de intensidade, a menos de 63 km/h (34 nós), tendo sido reclassificado como Depressão Tropical “Iba” às 15h30 do dia 27.

O fenômeno se localiza em alto-mar, a cerca de 715 km (387 milhas náuticas) a Leste da cidade de Arraial do Cabo (RJ), com centro na posição geográfica 22,0ºS 035,0ºW, estendendo-se entre o litoral sul do estado do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro e apresenta intensidade máxima dos ventos de 55 km/h (30 nós).

Seu deslocamento é previsto predominantemente para Sudeste até o dia 28 à noite, portanto, afastando-se da costa. Seus efeitos estão restritos à área marítima nas proximidades do litoral sul do estado do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, até o dia 28 à noite. Será emitida nova atualização até o final desta quinta( 28).

As previsões de condições de ventos e ondas junto à costa não são mais correlacionadas com a atuação da Depressão Tropical “Iba”, passando a decorrerem da passagem de uma frente fria pela região Sudeste do país, em alto-mar.

A passagem de uma frente fria sobre o oceano poderá provocar ventos fortes, de direção Sul a Sudeste, de até 61 km/h, no litoral norte do estado do Espírito Santo, entre a manhã e a noite do dia 29. Devido à passagem desse sistema, há também condições favoráveis à ocorrência de ressaca entre Arraial do Cabo (RJ) e Vitória (ES), com ondas de Sul a Sudeste de até 2,5 metros, entre o dia 28 à noite e o dia 29 à noite.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. A Marinha do Brasil, o INMET e o CPTEC/INPE acompanharão a formação, a atuação e a evolução desse sistema nos próximos dias e as atualizações serão divulgadas nos sites:
https://www.marinha.mil.br/chm/, http://www.inmet.gov.br/portal/ e https://www.cptec.inpe.br/ e pelo
Facebook, em “@servicometeorologicomb” e “@inpe.cptec”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.