Comunidade tradicional da Baia do Araçá, em São Sebastião, constitui Associação e agora poderão reivindicar seus direitos e melhorias para a região do mangue, que se encontra em total abandono.
Cerca de cem pessoas da comunidade da Baía do Araçá se reuniram no dia 27/08, no Ginásio Municipal de Esportes “Gringão”, para a fundação da “Associação de Pescadores da Comunidade Tradicional do Araçá – Apeco Araça”, com o propósito de apresentar e validar o Estatuto da entidade e os nomes que farão a composição do Conselho Diretor, Secretaria Executiva e Conselho Fiscal, para desenvolver e dar prosseguimento nas atividades da associação nos termos da legislação vigente.
A convocação de Assembleia Geral foi realizada por edital distribuído eletronicamente e cartazes foram fixados na área que sediará o rancho de pescadores, no bairro do Varadouro e da Baía do Araçá. A Assembleia teve a participação da maioria dos moradores da região e a concordância pela constituição da Associação de Pescadores e Comunidade Tradicional da Baía do Araçá – Apeco Araça.
Para o presidente da Associação, Rael de Souza Ramos, o maior objetivo da criação da Apeco Araça, é para reivindicar melhorias para as crianças, para os idosos e para ajudar as pessoas mais carentes. “Tem muitas pessoas que querem ajudar, mas não sabem como e tem muita coisa para fazer nesse bairro, ele é esquecido politicamente”.
A seguir os nomes que compõe o Conselho Diretor, Secretaria Executiva e Conselho Fiscal:
Conselho Diretor:
Diretor Presidente: Rael de Souza Ramos
Vice Diretor Presidente: Jose Roberto de Souza
Diretor Administrativo: Gilberto da Cunha Santos
Diretor Financeiro: Jose da Silva Salinas Neto
Diretor Técnico: Everaldo Alves de Oliveira
Secretaria Executiva:
Primeiro Secretário: Nelson Alexandre Junior
Segundo Secretário: Castilho Flores Teodoro
Conselho Fiscal:
Conselheiro Fiscal: Elessandro Oliveira Santos
Conselheiro Fiscal: Marcelo Alves Oliveira